Search
Degradê com CSS

Jomed Log inaugura primeiro posto próprio de biometano

Jomed Log inaugura primeiro posto próprio de biometano
Jomed Log inaugura primeiro posto próprio de biometano

A Jomed Log, companhia com mais de três décadas de atuação no setor de transporte e logística, anuncia a inauguração do seu primeiro posto próprio de biometano no Brasil. O combustível, 100% renovável e com baixa emissão de CO2, marca um movimento estratégico da empresa diante dos desafios enfrentados pelo setor, como a alta no preço do diesel, a pressão por práticas sustentáveis e a necessidade de adaptação às exigências ambientais de grandes embarcadores.

De acordo com Eduardo Garrido, diretor da companhia, a decisão de investir em um posto próprio foi motivada por fatores relacionados à inovação, eficiência operacional e à adoção de práticas sustentáveis na logística brasileira.

“Fazendo parte do grupo de empresas pioneiras no uso de GNV em frotas, o que contribuiu para a redução de emissões e custos operacionais, evoluir para o biometano foi um passo natural para buscarmos nossa liderança em sustentabilidade e reduzirmos a pegada de carbono da nossa operação”, destaca.

A expectativa da Jomed é que o novo combustível permita uma redução significativa nas emissões de gases de efeito estufa, especialmente dióxido de carbono e metano, além de fortalecer o modelo junto a clientes que priorizam critérios ambientais, sociais e de governança (ESG).

“Além de ser renovável, o biometano contribui para a economia circular ao aproveitar resíduos orgânicos para gerar energia limpa, tornando-o uma alternativa viável para reduzir a dependência de combustíveis fósseis e promover maior eficiência energética nas operações logísticas”, explica.

O lançamento do posto ocorre em um momento de crescente interesse pelo biometano no Brasil. De acordo com dados divulgados pela Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis), a indústria nacional tem apostado no biometano como substituto do diesel, especialmente no transporte rodoviário de cargas.

Ainda de acordo com as informações divulgadas pela Fecombustíveis, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) finalizou negociações para o primeiro contrato de renovação de frota de caminhões pelo Fundo Clima, oferecendo a possibilidade de financiamento de veículos mais limpos, com a inclusão do biocombustível no Plano Anual de Aplicação de recursos do fundo, que tem R$ 11,2 bilhões para emprestar a juros de 6,5% ao ano em projetos de descarbonização.

“O país possui grande potencial para produção do combustível, dada a abundância de biomassa proveniente de resíduos agrícolas, urbanos e industriais. No entanto, o setor ainda enfrenta obstáculos como infraestrutura limitada, falta de incentivos fiscais e baixa conscientização sobre os benefícios do biometano”, avalia Garrido.

Embora o posto inaugurado não esteja aberto ao público neste primeiro momento, ele será utilizado para abastecimento da frota própria da empresa, que já conta com veículos adaptados para o uso do novo combustível.

“Para os próximos anos, temos projetos voltados à expansão da frota movida a biometano, ampliação de iniciativas de economia circular e o fortalecimento do uso de tecnologias para monitoramento ambiental e eficiência energética”, explica o executivo.

A adoção do combustível está diretamente alinhada aos compromissos ESG assumidos pela empresa: “Ambientalmente, reforçamos a descarbonização das nossas operações. Socialmente, queremos promover inovação que gera impacto positivo em toda a cadeia logística. E na governança, alinhamos nossa estratégia às práticas globais. Essa ação também contribui com as metas nacionais de redução de emissões e incentiva o setor a avançar em soluções de transporte limpo.”

Ainda que os resultados práticos estejam em fase inicial, a iniciativa representa um passo concreto na direção de uma mobilidade mais limpa e eficiente. “Ainda enfrentamos desafios, mas este é apenas o início de uma série de projetos voltados para descarbonização, economia circular e inovação em mobilidade que planejamos para os próximos anos”, conclui.

Para mais informações, basta acessar o vídeo da inauguração do posto de Biometano da Jomed Log: https://www.youtube.com/watch?v=1GZNPihn_aY e acompanhar a empresa pelas redes sociais: @jomedlog

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Gran Cine Bardot abre inscrições para oficinas de teatro, interpretação e dramaturgia em Búzios

Jardim Botânico do Rio celebra Dia Mundial da Fotografia com visita educativa inédita

Viveiro Aretê lança segunda edição do catálogo Flora Buziana com evento gratuito em Búzios

Turista argentino é baleado após discussão na Orla Bardot em Búzios

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!