Pular para o conteúdo
Search
Degradê com CSS

O 2º Encontro Cunhatã movimenta Brasília com arte e natureza

O 2º Encontro Cunhatã movimenta Brasília com arte e natureza
O 2º Encontro Cunhatã movimenta Brasília com arte e natureza

O “2º Encontro Cunhatã Cerratense – Arte, Educação e Natureza na Primeira Infância” segue movimentando diferentes regiões administrativas do Distrito Federal com uma programação repleta de arte, educação e experiências ligadas ao bioma Cerrado. Realizado desde o último dia 3, o evento vai até domingo (9/11), com oficinas, rodas de conversa e apresentações artísticas que têm encantado educadores, crianças e famílias.

Idealizado pela coreógrafa e diretora Andrea Jabor e pela cantora e arte-educadora Isabella Rovo, integrante do grupo Camerata Caipira, o projeto propõe aproximar o público das expressões culturais e da biodiversidade do Cerrado por meio de vivências artísticas, formativas e ambientais.

Arte, educação e Cerrado
O termo “Cunhatã Cerratense” foi inspirado na língua tupi-guarani: cunhatã significa “menina”, e cerratense é o adjetivo utilizado pelo historiador Paulo Bertram para se referir aos habitantes do bioma. O nome expressa o propósito do encontro em integrar práticas artísticas e educativas à reflexão sobre o meio ambiente, conectando infância, arte e natureza.

Segundo Isabella Rovo, o Cerrado ocupa o segundo lugar entre os biomas brasileiros com o maior número de espécies ameaçadas de extinção. “O nome carrega uma filosofia de cuidado e de conexão com a terra e com as origens desde os primeiros anos de vida”, observa.

Semana de atividades e trocas
Desde segunda-feira (3/11), o evento percorre escolas públicas de Sobradinho, Paranoá e Taguatinga com apresentações do espetáculo “É o Bicho!”, da Camerata Caipira, que tem encantado crianças e professores com músicas e histórias inspiradas na fauna do Cerrado. As ações também incluíram oficinas formativas voltadas a educadores, conduzidas por Andrea Jabor e Isabella Rovo, com foco em integrar corpo, música e natureza às práticas pedagógicas.

Nesta quinta-feira (6/11), o encontro promoveu uma roda de conversa com artistas e pesquisadores na Escola Técnica de Brasília (ETB), reunindo Maria Eugênia Tita (Instituto Brincante – SP), Tico Magalhães (criador de Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro), Nicolas Behr (poeta e ambientalista) e Luciana Meireles (griô aprendiz e coordenadora do Coletivo Casa Moringa). O momento foi marcado por uma rica troca de saberes sobre cultura popular, infância e meio ambiente.

Vivência ambiental e espetáculos abertos
A programação segue nesta sexta-feira (7/11), às 9h, com uma vivência ambiental no Parque do Cortado, em Taguatinga. Conduzida pelo biólogo Rogério Dias e pelo poeta e ambientalista Nicolas Behr, a atividade propõe uma imersão na vegetação nativa do Cerrado e um convite à reflexão sobre o papel da natureza na formação das crianças.

O público em geral também poderá participar do evento a partir de sexta, com apresentações abertas do espetáculo “É o Bicho!”. Na sexta-feira (7/11), às 15h, o espetáculo acontece no Alameda Shopping, dentro do Festival Taguatinga Plural; e no sábado e domingo (8 e 9/11), às 11h, no Túnel do SESI Lab, em Brasília.

Apresentado pelo grupo Camerata Caipira, o espetáculo combina ritmos tradicionais brasileiros com elementos da fauna do Cerrado, em uma versão especialmente criada para o público infantil, mas que encanta todas as idades.

Segundo a diretora Andrea Jabor, a intenção é proporcionar ao público uma imersão sonora, visual e cênica sobre a importância do cuidado e da preservação das espécies do Cerrado. “A proposta é criar uma experiência sensorial que estimule o olhar para o ambiente e o pertencimento à natureza”, afirma.

A cantora e arte-educadora Isabella Rovo destaca que a fauna do bioma é ampla e diversa, mas ainda pouco conhecida, necessitando da ação respeitosa do ser humano para garantir sua sobrevivência. “O espetáculo convida as famílias a refletirem sobre o papel do ser humano na preservação das espécies e do próprio Cerrado”, observa.

Versão on-line amplia o alcance
Além das atividades presenciais, o projeto lança uma Prosa Virtual com os educadores Bia Jabor (RJ) e Roquinho (MG), integrantes do Movimento dos Quintais Brincantes, que discutem práticas que integram arte, educação e natureza. O conteúdo, junto à gravação da roda de conversa, estará disponível no final de novembro no canal do YouTube @cameratacaipira, na playlist Cunhatã Cerratense, junto a outros vídeos lançados na primeira edição do evento, em 2024.

Conexões entre infância e natureza
Para as idealizadoras, o encontro reforça a importância de conectar a primeira infância às dimensões culturais e ambientais do Cerrado. “Mais do que um evento, é um espaço de troca e formação que estimula novas formas de ver e ensinar”, resume Andrea Jabor.
O “2º Encontro Cunhatã Cerratense – Arte, Educação e Natureza na Primeira Infância” é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC/DF) e conta com apoio da Secretaria de Educação e do Governo do Distrito Federal.

Serviço
Programação – Próximas atrações

Vivência ambiental no Parque do Cortado (Taguatinga)
Dia 7/11 (sexta-feira), às 9h
Com Rogério Dias e Nicolas Behr
(Inscrições: (61) 99353-9043 ou bio @cameratacaipira)

Espetáculo “É o Bicho!” – Grupo Camerata Caipira
Dia 7 de novembro, às 15h – Alameda Shopping
Apresentação dentro da programação do Festival Taguatinga Plural
Entrada gratuita

Dias 8 e 9 de novembro, às 11h – SESI Lab
Entrada gratuita
Obs. A sessão do dia 8/11 (sábado) contará com audiodescrição.

Mais informações:
Instagram:@cameratacaipira
https://www.youtube.com/@CamerataCaipira

VT do Espetáculo “É o bicho”
https://www.youtube.com/watch?v=FYUZMLErm-Q&list=PLAjkzhH7vShKuCXOJJagm5MNqpI9A8ThS

Videoclipe
https://youtu.be/HBIi-Ovolqs?si=MClvl6Hrc-nkuN0Hhttps://youtu.be/HBIi-Ovolqs?si=MClvl6Hrc-nkuN0H

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Câmara de Cabo Frio homenageia Octavio Raja Gabaglia com Medalha Mérito Legislativo

Vivo na Praia volta a Niterói com shows de Maria Gadú e Maneva, atividades esportivas, saúde e bem- estar

Daniel Gautto, aluno de Cabo Frio, avança no Concurso Cultural Sicoob com tirinha sobre educação e cidadania

Le Goûter, organizado pelo Werner Búzios, celebra cerimonialistas em encontro especial no Tawa Beach

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

[mailpoet_form id="2"]