Search
Degradê com CSS

Cirurgia ocular promove independência do uso de óculos

Cirurgia ocular promove independência do uso de óculos
Cirurgia ocular promove independência do uso de óculos

A troca de cristalino com finalidade refrativa (TCR) é uma cirurgia ocular em que o cristalino — lente natural do olho — é substituído por uma lente intraocular (LIO) para corrigir a visão. A prática foi reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) em 2022, por meio do parecer n° 2/2022.

O documento determina que o procedimento seja restrito a pacientes com 55 anos ou mais e indica a cirurgia em casos específicos de erros de refração, como presbiopia, hipermetropia e miopia sem lesões não tratadas na retina. Segundo o Censo 2022, 7,9 milhões de brasileiros têm dificuldade de enxergar, mesmo usando óculos ou lentes de contato.

Dr. Guy Romaguera Canto, médico e oftalmologista, destaca que o procedimento é indicado especialmente para pessoas que desejam eliminar a dependência de óculos e que já apresentam sinais de presbiopia ou alterações no cristalino.

“A cirurgia de troca de cristalino, também chamada de facectomia refrativa, consiste na remoção do cristalino natural do olho — que pode estar transparente ou já opaco — e sua substituição por uma lente intraocular artificial, com grau personalizado”, detalha o especialista.

O oftalmologista esclarece que a TCR é capaz de corrigir miopia, hipermetropia, astigmatismo, mas principalmente presbiopia — condição conhecida popularmente como vista cansada que surge a partir dos 40 anos.

“As lentes intraoculares modernas são desenvolvidas com tecnologia para tratar múltiplos graus ao mesmo tempo, proporcionando uma visão funcional para longe, perto e distâncias intermediárias, dependendo da lente escolhida”, explica o médico.

Conforme lembra o especialista, a presbiopia limita atividades simples do dia a dia, como ler mensagens no celular ou enxergar preços no mercado. Segundo ele, a TCR devolve autonomia ao paciente, permitindo que ele volte a enxergar bem sem precisar ficar trocando de óculos ou usando multifocais.

“Isso gera mais liberdade, segurança e conforto visual — com impacto direto na autoestima e na qualidade de vida. Muitos pacientes conseguem se livrar completamente dos óculos após a TCR, principalmente quando são implantadas lentes premium, como as trifocais ou multifocais de última geração”, salienta.

De acordo com o oftalmologista, esse resultado é mais comum em pessoas com boa saúde ocular, sem outras doenças associadas, e com expectativas bem alinhadas durante a avaliação pré-operatória: “A decisão pela cirurgia deve ser sempre feita com orientação médica e avaliação criteriosa, respeitando as necessidades individuais de cada paciente”.

O médico ressalta que a indicação da TCR é feita após uma bateria de exames oftalmológicos detalhados, que avaliam a saúde ocular como um todo, o grau refrativo, a espessura da córnea, o estado do cristalino e o estilo de vida do paciente. “Em geral, é mais indicada para pessoas acima dos 40 anos, com graus mais altos ou que não são bons candidatos à cirurgia a laser”, explica.

Para o Dr. Guy Romaguera Canto, a cirurgia de troca de cristalino é, muitas vezes, a porta de entrada para uma nova fase na vida do paciente, com mais independência e segurança para realizar suas atividades. Segundo ele, os avanços da medicina oftalmológica oferecem soluções cada vez mais seguras, eficazes e personalizadas.

Tecnologia e inovação

Atualmente, existe uma variedade de lentes intraoculares disponíveis e a escolha da lente ideal para cada paciente depende de diferentes aspectos. O profissional reforça a importância da avaliação personalizada para um bom resultado cirúrgico.

“As lentes intraoculares podem ser monofocais, multifocais, trifocais, tóricas (para corrigir astigmatismo) e/ou de foco estendido. A escolha da lente ideal depende de fatores como estilo de vida, profissão, expectativas do paciente, curvatura da córnea, presença de astigmatismo e sensibilidade à luz”, revela Canto.

O médico pontua que, nos últimos anos, houve um salto tecnológico tanto nas lentes quanto nos equipamentos cirúrgicos, e atualmente já existem aparelhos com inteligência artificial (IA) que mapeiam a córnea e guiam o cirurgião com extrema precisão.

“Novas lentes como as de foco contínuo e as trifocais com controle de imperfeições ópticas, oferecem melhor qualidade visual, com menos halos (círculos de luz que aparecem ao redor de fontes luminosas, especialmente à noite) e mais nitidez, inclusive à noite”, aponta o especialista.

Para mais informações sobre a TCR e outras cirurgias oculares, basta acessar o site oficial do Dr. Guy Romaguera Canto: guycanto.com.br/

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Parceria entre AmanRasa e Porto da Barra instala primeira baleia coletora de recicláveis em Búzios

Obra de esgoto no bairro Cem Braças, em Búzios, está paralisada há 15 dias pela Prolagos

Fim de semana tem Degusta Búzios, Festival de Jazz, esporte e cultura na Região dos Lagos

Julgamento de Matheus Scala pelo feminicídio de Pamela Carvalho acontece em 12 de agosto em Búzios

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!