Search
Degradê com CSS

Gamificação transforma relação entre marcas e clientes

A incorporação de elementos de jogos em aplicativos tem se consolidado como uma estratégia eficaz para aumentar o engajamento e a adesão dos clientes. Conhecida como gamificação, essa abordagem vem sendo adotada por empresas de diferentes setores, com resultados expressivos na retenção de usuários e na construção de vínculos mais duradouros com as marcas.

Essa correlação entre fidelidade e rentabilidade tem levado algumas empresas a investir em experiências mais interativas e personalizadas. Nesse contexto, a gamificação surge como uma ferramenta que pode transformar ações cotidianas em jornadas mais envolventes, é a análise de Ricardo Fiorillo, diretor de marketing da Baratão Combustíveis.

A empresa tem apostado nessa tendência para redesenhar a experiência de seus clientes. Por meio de seu aplicativo, a Baratão implementou recursos como “Indique e Ganhe”, “Check-in Diário” e “Gire e Ganhe”, com o objetivo de tornar o abastecimento mais interativo e atrativo.

"A gamificação é mais do que uma estratégia de retenção: ela é a base de uma nova forma de relacionamento que chamamos de Entertainment Client, ou interação somada a entretenimento. Esse conceito pode ajudar a transformar a experiência de consumo em algo prazeroso, divertido e contínuo", afirma Fiorillo.

Segundo o executivo, a fidelização do cliente acontece quando a relação vai além da transação. "A gamificação, ao gerar interatividade, cria proximidade e contribui para a humanização da marca. O cliente percebe que não está lidando apenas com um app ou uma empresa, mas com uma experiência que entende seu perfil, reconhece suas ações e recompensa sua participação", destaca.

No caso do aplicativo da Baratão, cada funcionalidade foi desenhada com propósitos específicos: "O ‘Indique e Ganhe’ pode transformar clientes em promotores da marca, ampliando a base de usuários de forma orgânica. O ‘Check-in Diário’ estabelece uma rotina de contato, buscando reforçar a presença da empresa no dia a dia do consumidor. Já o ‘Gire e Ganhe’ introduz o fator surpresa, com objetivo de tornar a interação mais lúdica.”

O executivo também destaca o papel da tecnologia na construção dessa jornada. Com investimentos em UX (User Experience) e inteligência artificial (IA), a Baratão busca oferecer uma experiência fluida e personalizada.

"O setor de combustíveis precisava de inovação, e decidimos ser um dos pioneiros ao oferecer algo que tem como premissa conectar tecnologia, economia e engajamento", acrescenta.

Além dos recursos já disponíveis, a empresa planeja lançar dez novas funcionalidades gamificadas nos próximos meses, ampliando o portfólio de interatividades e apoiando-se em análise de dados, IA e design de experiência.

O diretor de marketing afirma, ainda, que a popularização da gamificação também tem sido impulsionada por sua capacidade de gerar dados valiosos sobre o comportamento dos usuários. Esses dados permitem às empresas ajustar suas estratégias, personalizar ofertas e melhorar o atendimento.

"Nosso objetivo é esse: transformar o abastecimento em uma experiência digital completa, acessível e vantajosa para todos os motoristas", conclui Fiorillo.

Para saber mais, basta acessar: https://usebaratao.com.br/

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Búzios inaugura Centro de Referência do Homem para reeducação de autores de violência doméstica

Pixinguinha e Lupicínio Rodrigues são oficializados patronos da Música Popular Brasileira

Rio de Janeiro amplia promoção internacional e ganha voo direto de Toronto a partir de dezembro

Obras na Estrada da Fazendinha em Búzios têm início autorizado

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!