Pular para o conteúdo
Search
Degradê com CSS

Startups brasileiras mostram maturidade e consolidação

Startups brasileiras mostram maturidade e consolidação
Startups brasileiras mostram maturidade e consolidação

O Brasil possui mais de 19 mil startups. A maioria em estágio inicial, com 23,34% em ideiação e 33,65% em validação. Cerca de 26,76% estão em tração, consolidando modelos de negócio, e 16,2% avançaram para fase de crescimento e escala, segundo dados do Observatório Sebrae Startups, divulgados pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). A publicação também apresenta dados de outro levantamento, feito com 84 startups participantes do Web Summit Lisboa em 2022 e 2023, que mostram um faturamento superior a R$ 9 milhões, com R$ 1,4 milhão em receitas recorrentes, e destaca a participação em missões de internacionalização como um ponto de virada para o crescimento das startups brasileiras.

Ricardo Fiorillo, CMO da startup Baratão Combustíveis, observa que há uma combinação de fatores que impulsiona o crescimento no ecossistema de inovação no Brasil.

"A maturidade digital do consumidor, a democratização da tecnologia, a facilidade de acesso a meios de pagamento e a urgência de soluções práticas para problemas cotidianos proporcionam este momento único", salienta.

O executivo pontua que a transformação das startups brasileiras de projetos embrionários em negócios sólidos, rentáveis e escaláveis indica o amadurecimento do setor: "Na prática, vemos mais foco em modelos sustentáveis de receita, métricas de performance claras e soluções que realmente resolvem dores reais do consumidor".

Startups B2C

De acordo com o painel do Observatório Sebrae Startups — que reúne dados nacionais atualizados até 2025 a partir de filtros — entre os modelos de negócio identificados até outubro do mesmo ano, quase 4 mil operam no formato B2C. Nessa categoria, o modelo de receita mais recorrente é o de vendas diretas, adotado por 41% das empresas voltadas ao consumidor final.

Para Fiorillo, no segmento B2C, as tendências mais relevantes estão concentradas nos pilares personalização com uso de inteligência artificial (IA), economia compartilhada e gamificação da experiência do consumidor.

"O usuário não busca apenas preço, mas valor agregado, conveniência e engajamento. Startups que conseguem unir tecnologia a experiências humanas e interativas se destacam rapidamente", destaca.

Segundo o CMO da Baratão Combustíveis, os resultados e indicadores de crescimento da empresa corroboram o amadurecimento do ecossistema de startups.

Ele destaca que em três anos, a empresa ultrapassou a marca de centenas de milhares de usuários ativos e cresce com um Custo de Aquisição de Cliente (CAC) competitivo.

"Além disso, alcançamos uma alta nota de satisfação da categoria. Nossa estratégia é investir continuamente em tecnologia, especialmente IA e experiência do usuário para manter o ritmo acelerado de expansão", detalha o executivo.

O profissional ressalta que as mudanças no comportamento do consumidor influenciam diretamente o posicionamento e as estratégias da empresa. "O consumidor de hoje busca economia, conveniência e experiência. Ele quer resolver tudo pelo celular, em poucos cliques, e com benefícios claros. Foi exatamente nesse ponto que buscamos nos posicionar".

A empresa tem como objetivo transformar o ato de abastecer em uma jornada digital, simples e vantajosa. O consumidor também busca se sentir parte da marca, o que levou a startup a investir em gamificação, entretenimento e recompensas, fortalecendo o vínculo emocional com o usuário.

Fiorillo afirma que a mentalidade de startup aplicada pela empresa contribuiu para transformações no setor de combustíveis, considerado pouco inovador. "A Baratão Combustíveis digitalizou a experiência de abastecer, criou interatividade com o consumidor e implementou recursos de gamificação, demonstrando que é possível transformar setores tradicionais em modelos escaláveis e tecnológicos".

"Usamos IA em vários processos da empresa, criamos mais de dez novos recursos de interatividade que serão lançados em breve e seguimos com a visão de expandir nacionalmente, levando economia e engajamento para milhões de motoristas. O Brasil tem todas as condições para ser referência mundial em inovação aplicada ao consumo cotidiano — e buscamos provar isso na prática", conclui o CMO da Baratão Combustíveis.

O Brasil ocupa a 27ª posição no ecossistema global de inovação pela avaliação do ranking Startup Ecosystem Index 2025. A publicação da StartupBlink, divulgada pela revista Exame, compara mais de cem países e reforça a liderança do país na América Latina.

Para mais informações, basta acessar: usebaratao.com.br/

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Polícia Civil apreende mais de R$ 200 mil em drogas e prende traficante ligada ao Comando Vermelho em Búzios

Búzios confirma 300 vagas para a área de Educação no novo concurso público que terá edital publicado ainda este ano

Scenic Eclipse abre temporada de cruzeiros em Búzios

Concurso público de Búzios avança com licitação para instituição financeira

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

[mailpoet_form id="2"]