Search
Degradê com CSS

Fotógrafo brasileiro participa de mostra em Manhattan

Fotógrafo brasileiro participa de mostra em Manhattan
Fotógrafo brasileiro participa de mostra em Manhattan

O fotógrafo fine art Felipe Cuoco, especializado em natureza e vida selvagem, fará sua estreia em Nova York em uma exposição coletiva, intitulada Another World, na galeria AZUR. A abertura oficial está marcada para o dia 1º de agosto, das 18h às 20h, na sede da AZUR Gallery, em Manhattan. A mostra seguirá aberta ao público ao longo do mês e reunirá artistas de diferentes partes do mundo.

De acordo com o fotógrafo, o convite para expor na galeria nova-iorquina surgiu a partir de prêmios internacionais conquistados ao longo de 2024 e 2025, além de diálogos construídos com diversas galerias que valorizam a fotografia como expressão artística.

“Participar de uma mostra em Nova York com a série O Chamado do Pantanal é uma honra e também uma oportunidade de dar voz ao bioma pantaneiro em um dos maiores centros culturais do mundo”, comemora.

Segundo ele, a exposição Another World propõe ao público uma imersão em realidades “paralelas, sensíveis e simbólicas”. As fotografias selecionadas, conforme explica, dialogam com a proposta da exposição por revelarem as diversas nuances do bioma brasileiro.

“Para esta mostra, selecionei duas obras da série. A primeira é Golden Survival, o registro de uma jovem onça-pintada atravessando o rio em um momento de fuga e sobrevivência: uma cena de força, vulnerabilidade e instinto. Já a segunda é Silence of River, que retrata uma garça-moura ao amanhecer, refletida nas águas do rio Cuiabá. Uma imagem de quietude e contemplação”, detalha.

Projeção internacional e consciência ambiental

Para o artista, participar de uma mostra em Nova York é uma forma de ampliar a visibilidade da fotografia nacional no exterior, uma vez que a cidade norte-americana é uma vitrine artística global.

Levar imagens do Pantanal a esse cenário, segundo Cuoco, é também uma maneira de ampliar a consciência internacional sobre a riqueza da natureza brasileira. “A fotografia consegue atravessar fronteiras e tocar o público de diferentes formas. Ao apresentar essas paisagens e animais com um olhar autoral e artístico, acredito estar contribuindo para posicionar a fotografia brasileira como instrumento de arte, memória e preservação”, analisa.

Felipe também destaca a importância do networking com artistas e curadores estrangeiros, que ajudam a criar laços e abrir novas possibilidades para sua carreira. “Conversar com artistas e curadores de diferentes culturas nos ajuda a enxergar nossa produção sob outras perspectivas e, muitas vezes, gera colaborações inesperadas”, explica.

Após a exposição em Nova York, o fotógrafo segue com agenda internacional em locais já confirmados, em Miami (EUA) e algumas cidades europeias. Paralelamente, pretende dar continuidade ao projeto O Chamado do Pantanal, com novos registros, além de participar de uma publicação fotográfica e de exposições no Brasil e no exterior.

“Também estou em fase de expansão da série Entre Mundos – América do Sul, que percorre diferentes paisagens do continente, conectando o Pantanal, a Patagônia e, em breve, o Equador, onde pretendo registrar o raríssimo urso-andino em seu habitat natural”, conclui.

Para acompanhar as exposições de Felipe Cuoco, basta acessar: www.felipecuoco.com.br.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Detonautas abre Búzios Biker Fest com explosão de energia e mensagem de amor

Chuva, vento e granizo: Búzios entra em alerta de tempestade nesta sexta (29)

Lollapalooza Brasil 2026 anuncia line-up com 71 artistas e 17 estreias no país

Arraial do Cabo debate criação de rede integrada de proteção à infância e adolescência

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!