Search
Degradê com CSS

BIM revoluciona o setor da construção civil no Brasil

BIM revoluciona o setor da construção civil no Brasil
BIM revoluciona o setor da construção civil no Brasil

O setor da construção civil tem a expectativa de um crescimento mais moderado para 2025, com uma estimativa de expansão de 2,3%, conforme dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Trata-se de uma desaceleração em comparação ao crescimento de 4,1% esperado para 2024. Dentre os entraves vivenciados pelo segmento, destacam-se a elevada carga tributária e o alto custo da construção, que impactam diretamente a margem de lucro das empresas.

Nesse panorama, ganha destaque a modelagem digital BIM (do inglês Building Information Modeling), que tem transformado o processo de planejamento e execução de obras na engenharia civil, como observa Pedro Santana, engenheiro civil da Garder Engenharia. 

“A modelagem digital, por meio do BIM, está revolucionando o setor da construção ao integrar todas as fases da obra, do projeto à execução, em um ambiente virtual colaborativo”, afirma.

Em média, duas a cada dez empresas (20,6%) do setor já empregam o BIM, sobretudo iniciativas vinculadas a edificações residenciais, em que o uso alcança 37,2%. Os dados são indicativos da mais recente Sondagem da Construção realizada pela FGV IBRE em março de 2024 e divulgada pelo Blog STI, do Senai. 

No caso da Garder Engenharia, a alternativa permite simular a montagem dos elementos pré-fabricados, prever interferências, planejar a logística de transporte e montagem e garantir maior precisão nos projetos, o que pode resultar em obras mais rápidas, econômicas e com menor margem de erro.

Santana destaca que, entre os aspectos específicos da engenharia civil que mais se beneficiam com a modelagem digital, vale citar a compatibilização de projetos (estrutural, arquitetônico, hidráulico e elétrico), a detecção de conflitos (clash detection) antes da execução e o planejamento logístico e de montagem de elementos pré-fabricados.

“A modalidade também facilita o trabalho com quantitativos e orçamentos automáticos com mais precisão e simulações estruturais e térmicas, especialmente relevantes em paredes termoacústicas, além do acompanhamento do cronograma de obra com integração 4D e 5D”, detalha.

Modelagem digital colabora para evitar retrabalhos

De acordo com o engenheiro, a modelagem digital também colabora para evitar erros e retrabalhos nas obras civis: “Através da simulação completa da obra em ambiente virtual, a modelagem digital permite identificar erros de projeto, incompatibilidades entre sistemas e falhas de planejamento antes da execução física”.

Daniel Matos, também engenheiro civil da Garder Engenharia, concorda neste aspecto, afirmando que a modalidade pode, além de evitar retrabalhos, reduzir desperdícios de materiais e garantir uma montagem mais fluida, especialmente relevante no modelo industrializado da Garder, onde os componentes chegam prontos ao canteiro.

“Para a Garder, por exemplo, isso pode se traduzir em entregas mais rápidas e previsíveis, com melhor aproveitamento de recursos”, afirma.

Matos observa ainda que, embora tradicionalmente mais comum em grandes projetos, a modelagem digital está cada vez mais acessível para obras de pequeno e médio porte.

“Mesmo residências unifamiliares se beneficiam do uso de modelagem 3D e compatibilização digital, especialmente por se tratar de um sistema modular e repetitivo, onde cada centímetro importa para evitar retrabalhos”, afirma.

Sustentabilidade 

De acordo com Matos, a modelagem digital pode contribuir para a sustentabilidade em projetos através da redução de desperdícios de materiais pela precisão nos quantitativos; otimização da logística, reduzindo o número de viagens e o consumo de combustível; planejamento energético e térmico mais eficiente; pode gerar menos entulho e facilita a adoção de soluções construtivas sustentáveis, como o uso de EPS reciclável. 

“Na prática, a Garder já incorpora essas funcionalidades ao adotar processos industrializados com modelagem digital, buscando contribuir para um canteiro de obras mais limpo, rápido e sustentável”, explica Matos. 

Necessidade estratégica para escalabilidade

Os engenheiros reiteram que a modelagem digital não é apenas uma tendência, mas uma necessidade estratégica para empresas que buscam escalabilidade com controle de qualidade. 

“Além de melhorar a eficiência do processo produtivo, ela fortalece a experiência do cliente, que pode visualizar sua casa antes mesmo da montagem, aumentando a confiança na solução”, finaliza Daniel Matos. 

Para saber mais, basta seguir a Garder Engenharia no Instagram: https://www.instagram.com/garder.engenharia/

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Parceria entre AmanRasa e Porto da Barra instala primeira baleia coletora de recicláveis em Búzios

Obra de esgoto no bairro Cem Braças, em Búzios, está paralisada há 15 dias pela Prolagos

Fim de semana tem Degusta Búzios, Festival de Jazz, esporte e cultura na Região dos Lagos

Julgamento de Matheus Scala pelo feminicídio de Pamela Carvalho acontece em 12 de agosto em Búzios

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!