Pular para o conteúdo
Search
Degradê com CSS

Biblioterapia amplia bem-estar emocional e tem aplicação crescente

Biblioterapia amplia bem-estar emocional e tem aplicação crescente
Biblioterapia amplia bem-estar emocional e tem aplicação crescente

Segundo artigo publicado na Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde (RECIIS), a biblioterapia tem sido aplicada no Brasil e no exterior em contextos como hospitais, escolas e prisões, oferecendo benefícios significativos à saúde e ao bem-estar dos participantes. Uma análise de meta-estudos publicados no PubMed demonstra que a biblioterapia reduz significativamente sintomas de depressão e ansiedade em crianças e adolescentes (diferença média padronizada –0,52; intervalo de confiança de –0,89 a –0,15).

A biblioterapia, também chamada de terapia literária ou leitura terapêutica, consiste na leitura guiada — conduzida por profissional como psicólogo, enfermeiro ou bibliotecário — seguida de discussão em grupo que favorece a expressão emocional, o compartilhamento de interpretações e experiências de vida.

A prática é observada em ambientes diversos — como asilos, hospitais, prisões e escolas — e busca promover o enfrentamento do medo, ansiedade e tristeza, além de fomentar o autoconhecimento e a empatia. O momento de seleção do texto é considerado fundamental, devendo corresponder ao perfil e contexto dos participantes.

"A biblioterapia abre margem para a expressão de dores e angústias, ela auxilia no enfrentamento do medo, da tristeza e da ansiedade", afirma Giselle Bueno, professora do Centro Universitário Paulistana – UniPaulistana.

Além disso, relatórios acadêmicos indicam que a técnica coletiva, por meio da leitura e do diálogo, pode fortalecer a experiência comunitária, afastando sentimentos de isolamento e estimulando a reflexão sobre valores, comportamentos e perspectivas de vida.

A biblioterapia é fundamentada na ideia de que, ao se envolver com narrativas literárias, o indivíduo pode desenvolver autocompreensão e perspectiva sobre a própria vida, fortalecendo sua inteligência emocional, criatividade e capacidade de comunicação. Conforme já refletiu o poeta Manoel de Barros: a leitura permite ao indivíduo experimentar "ser Outros".

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Estrada do Sana entra na fase final do primeiro piso do asfaltamento

Incêndio em padrão de energia provoca susto e deixa imóveis sem luz no Centro de Búzios

Entenda por que eventos gratuitos patrocinados não ocorrem na areia das praias

Prefeitura de Búzios abre processo seletivo para cadastro de reserva na área da saúde

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

[mailpoet_form id="2"]