Search
Degradê com CSS

Setor de tecnologia adota práticas para reduzir impactos ambientais

A sustentabilidade no setor de tecnologia não é mais uma opção, ela tornou-se uma necessidade urgente. Em 2022, o mundo gerou 62 milhões de toneladas de lixo eletrônico, e esse número deve saltar para 82 milhões até 2030, segundo o Monitor Global de Lixo Eletrônico (GEM) da ONU. Contudo, apenas cerca de 22% desse total é reciclado de forma adequada. Isso significa que trilhões de dólares em materiais valiosos, como ouro, prata, cobre e paládio estão sendo descartados, ao mesmo tempo em que agravam os riscos ambientais e à saúde pública.

Embora a inovação seja uma característica central do setor de tecnologia, Andrea Rivetti, CEO da Arklok, observa que ainda há atenção limitada aos impactos ambientais gerados pela produção e descarte de equipamentos. De acordo com a executiva, a rápida substituição de dispositivos e a crescente demanda por novos produtos contribuem para o aumento do volume de resíduos eletrônicos, reforçando a necessidade de adotar soluções que reduzam esses efeitos.

O estudo também indica que modelos alternativos de uso de tecnologia, como o outsourcing de equipamentos, têm crescido no mercado. Nesse formato, empresas alugam dispositivos por períodos determinados em vez de adquiri-los, o que ajuda a diminuir a obsolescência precoce e facilita a atualização tecnológica com menor volume de resíduos. Além disso, conforme Rivetti, a modalidade permite previsibilidade de custos e libera recursos internos para que as empresas concentrem esforços em suas atividades principais, transferindo a gestão de TI para equipes especializadas.

A gestão eficiente dos ativos também é considerada parte desse conjunto de soluções. Estratégias como manutenção preventiva, monitoramento de desempenho e controle de inventário podem prolongar a vida útil dos equipamentos, reduzir o consumo de novos recursos e otimizar os custos operacionais.

O Global E-Waste Monitor 2024 aponta ainda que parcerias com fabricantes que utilizam materiais recicláveis e mantêm programas de logística reversa são uma tendência em crescimento, impulsionada pela adoção de critérios ambientais, sociais e de governança (ESG). Andrea Rivetti avalia que incorporar a sustentabilidade à estratégia corporativa favorece o alinhamento regulatório e aumenta a capacidade de adaptação das empresas frente às mudanças de mercado.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Parceria entre AmanRasa e Porto da Barra instala primeira baleia coletora de recicláveis em Búzios

Obra de esgoto no bairro Cem Braças, em Búzios, está paralisada há 15 dias pela Prolagos

Fim de semana tem Degusta Búzios, Festival de Jazz, esporte e cultura na Região dos Lagos

Julgamento de Matheus Scala pelo feminicídio de Pamela Carvalho acontece em 12 de agosto em Búzios

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!