Pular para o conteúdo
Search
Degradê com CSS

Jornada de encantamento em clínicas pode ampliar fidelização

Jornada de encantamento em clínicas pode ampliar fidelização
Jornada de encantamento em clínicas pode ampliar fidelização

Em saúde, encantamento é a abordagem que prioriza empatia, acolhimento e relacionamento humano ao longo da jornada do paciente — complementando a hotelaria, que envolve serviços como alimentação, limpeza e ambientes confortáveis, e transformando o atendimento em uma experiência mais acolhedora e centrada no bem-estar.

Um levantamento da Deloitte aponta que instituições de saúde com melhores avaliações de experiência do paciente registram maior receita. No Brasil, clínicas têm adotado práticas inspiradas na hotelaria de luxo para integrar encantamento à gestão da saúde, fidelizar pacientes e aprimorar a qualidade do atendimento.

Mariana Ribeiro, especialista em marketing e posicionamento de marcas de saúde e CEO da Metodologia Brand House, avalia esse conceito: "Os médicos entenderam que é preciso muito mais do que ser bom médico, é preciso encantar o seu paciente para que ele se mantenha em sua marca, passaram a olhar para seus consultórios como empresas."

Segundo a especialista em posicionamento de marca, a mudança de abordagem impacta a percepção do paciente sobre a clínica e contribui para o crescimento sustentável do negócio. "O verdadeiro diferencial competitivo está na experiência entregue ao paciente, o que exige estrutura organizacional, cultura interna alinhada e processos claros." explica.

A CEO da Metodologia Brand House pontua que pacientes encantados, além de ter um alto potencial de indicação, também são grandes consumidores da marca, o que aumenta o ticket médio de consumo. "Por isso, muitos médicos estão precisando criar uma esteira de serviços e produtos para atender o desejo de pacientes em continuarem consumindo sua marca." evidencia.

Desafios e estratégias para encantamento do paciente

A especialista em posicionamento de marca, ressalta que o principal desafio das clínicas ao implementar uma estratégia de encantamento do paciente é o despreparo das equipes. "Muitos times foram estruturados sem base organizacional, treinamento ou processos definidos, isso certamente dificulta a entrega de uma experiência consistente e centrada no paciente." esclarece.

A criadora da Metodologia Brand House afirma que as ações de reestruturação organizacional que se mostram mais eficazes são a definição clara da cultura empresarial, elaboração de organogramas, treinamento das equipes e implementação de processos padronizados.

"Os consultórios passam por um processo de reestruturação que busca trazer clareza de posicionamento, padronização de processos e capacitação da equipe." conta a profissional.

A especialista cita, ainda, automações de comunicação e ferramentas de feedback como fundamentais mas, quando usadas de forma isolada e sem um processo operacional claro, não são capazes de surtir efeito. Segundo ela, o diferencial está em usar esses recursos para criar uma jornada fluida, com informações acessíveis, comunicação personalizada e acompanhamento ativo do paciente antes, durante e depois da consulta.

"A profissionalização das clínicas vai se intensificar, e quem se posicionar como uma marca com identidade clara, processos bem definidos e cultura de encantamento pode ter vantagem competitiva duradoura. A oportunidade está em deixar de ser apenas uma clínica e passar a ser uma empresa de saúde com posicionamento forte, estrutura leve e reputação consolidada." observa.

Para mais informações, basta acessar: https://metodologiabrandhouse.com.br/ e @mariribeiro.marketingmedico

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Cervejaria Búzios amplia produção com novos tanques e anuncia agenda de outubro

Feira de Ciências do Instituto Dominus reúne alunos e comunidade em Búzios

São Pedro da Aldeia investiga suspeita de intoxicação por metanol

Prefeito de Búzios confirma avanço nas discussões sobre Taxa de Turismo Sustentável

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

[mailpoet_form id="2"]