Search
Degradê com CSS

Memes ganham espaço no marketing político

A linguagem dos memes, marcada pelo humor, ironia e velocidade de disseminação, tem se consolidado como ferramenta de comunicação política nas campanhas eleitorais contemporâneas, conforme destacou o ministro da SECOM do Governo Federal, Sidônio Palmeira. Utilizados tanto para mobilizar apoiadores quanto para atacar adversários, os memes passaram a ocupar um lugar estratégico nas disputas políticas, especialmente nas redes sociais.

Embora popularizados com a internet, os memes têm origem anterior ao mundo digital. O termo foi cunhado pelo biólogo britânico Richard Dawkins em 1976, em analogia ao gene, para descrever unidades culturais que se replicam e se adaptam ao longo do tempo. Nas últimas décadas, essa definição foi ressignificada e incorporada pela cultura on-line para designar conteúdos — como imagens, vídeos e frases — que se espalham rapidamente entre usuários.

Na análise do estrategista político e professor Yuri Almeida, os memes cumprem uma função de síntese e pertencimento na ambiência digital. “Essa linguagem, caracterizada por camadas de informação e humor, atende a uma lógica de construção de identidade, especialmente relevante em contextos polarizados. Nas eleições brasileiras de 2026, as estratégias de desconstrução do adversário serão ainda mais fundamentais, pois mobilizam emoções e sentimentos”, afirma.

De acordo com Yuri Almeida, “o uso político dos memes não é recente, mas ganhou novo impulso com a consolidação das redes sociais. A campanha de Barack Obama, em 2008, nos Estados Unidos, é frequentemente apontada como uma das primeiras a integrar esse tipo de comunicação. No Brasil, os memes passaram a ter maior protagonismo a partir das eleições de 2014, quando passaram a circular de forma mais articulada nas plataformas digitais”, contextualiza. Segundo Almeida, campanhas investem cada vez mais na criação e no incentivo à circulação de memes, por meio de equipes próprias ou de redes de apoiadores. “O objetivo é construir ou desconstruir a imagem de candidatos, persuadir eleitores e reforçar determinadas visões de mundo”, explica.

O especialista também chama atenção para os limites éticos dessa prática. “É preciso cuidado com o uso do humor, evitando estereótipos, ofensas e ataques pessoais. O humor político deve criticar o poder, e não humilhar indivíduos. O fenômeno dos memes políticos, ao mesmo tempo em que amplia o alcance da comunicação eleitoral, também impõe desafios quanto à veracidade das informações e ao respeito aos direitos individuais. O debate sobre os limites entre sátira, desinformação e discurso de ódio segue como um dos temas centrais na regulamentação das campanhas em ambiente digital”, ressalta.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

São Pedro da Aldeia realiza 1ª edição do Gastro Beer Festival com música, gastronomia e entrada gratuita

Praia de Geribá sedia etapa mundial de Beach Tennis com atletas de elite e destaque brasileiro

Feira Ancestral celebra a cultura afro-brasileira em Maricá com samba, gastronomia e ação social

Julho em Búzios: da calmaria às emoções no Aretê — gastronomia, esporte e cultura num só roteiro

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!