Search
Degradê com CSS

Tecnologia com LED mostra efeito na gordura abdominal

Tecnologia com LED mostra efeito na gordura abdominal
Tecnologia com LED mostra efeito na gordura abdominal

Segundo o documento “Aesthetic/Cosmetic Procedures performed in 2023“, publicado pela International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS), a redução de gordura esteve entre os tratamentos não cirúrgicos mais procurados, com mais de 14 mil procedimentos realizados no Brasil. Em meio a esse cenário, a fotobiomodulação surge como uma tecnologia que pode ser integrada a protocolos de tratamento voltados para gordura localizada.

Publicado no periódico Journal of Cosmetic Dermatology, o artigo intitulado “Clinical protocol effects with LED photobiomodulation for reducing adipose tissue in the abdomen region” avaliou os efeitos da luz LED sobre o tecido adiposo abdominal em um grupo de mulheres. As autoras utilizaram protocolos com emissão da luz vermelha (630 nm) e infravermelha (850 nm) de forma consecutiva, utilizando uma plataforma de luz terapêutica que possibilita a emissão de diferentes comprimentos de onda.

“O estudo demonstrou redução significativa da circunferência abdominal, melhora da firmeza da pele e aumento da deposição de colágeno em apenas dez sessões de tratamento, utilizando a fotobiomodulação com emissão de luz LED. Tais achados reforçam a capacidade de interação da luz LED com os diferentes tipos celulares e demonstram que, com o uso dos parâmetros corretos, é possível conquistar resultados clínicos interessantes, uma vez que se trata de um recurso terapêutico não invasivo”, explica a Dra. Patricia Brassolatti, fisioterapeuta, doutora em Biotecnologia e uma das responsáveis pela condução da pesquisa.

De acordo com Michele Nishioka, mestre, fisioterapeuta, coordenadora de pesquisa e desenvolvimento da IBRAMED e também autora do estudo, os resultados não se limitaram à avaliação visual. “Os dados histológicos confirmaram efeitos celulares relevantes, como aumento de fibroblastos e presença de macrófagos no tecido subcutâneo”, relata.

Equipamento utilizado na pesquisa

O equipamento utilizado na pesquisa foi o Antares, dispositivo de emissão de luz LED utilizado para fins terapêuticos. O modelo conta com tecnologia de LED de alta intensidade, diferentes comprimentos de onda e um aplicador com controle de potência e tempo de exposição, permitindo a adequação do protocolo de acordo com o objetivo terapêutico, conforme mostra no site da Ibramed. Segundo as autoras, esses recursos viabilizaram a aplicação dos parâmetros definidos na pesquisa de forma segura, contribuindo para os resultados observados. O objetivo foi verificar se a tecnologia poderia contribuir não apenas para efeitos estéticos, mas também para a organização funcional dos tecidos.

O que é fotobiomodulação?

A fotobiomodulação é uma técnica que utiliza diferentes tipos de luz para interagir com estruturas celulares e estimular reações biológicas específicas. A depender do comprimento de onda, a luz pode atingir camadas superficiais ou mais profundas da pele, promovendo desde o aumento da circulação local até estímulos em mitocôndrias e liberação de enzimas. É possível trabalhar com luz vermelha, infravermelha, verde ou âmbar, cada uma com aplicações específicas, segundo o guia de fotobiomodulação, que reúne informações sobre mecanismos, aplicações e protocolos combinados. De acordo com a Dra. Patrícia Brassolatti, a fotobiomodulação tem sido utilizada em protocolos estéticos voltados ao tratamento da acne, rejuvenescimento facial, redução de gordura localizada, áreas hiperpigmentadas e cuidados no pós-operatório de cirurgias plásticas. Além disso, no campo da reabilitação física, a técnica pode ser indicada para auxiliar em processos inflamatórios, proporcionar alívio de dores articulares e musculares, favorecer a cicatrização tecidual e contribuir para a melhora da circulação.

Conexões com a prática profissional

“Para nós, a produção científica é o que valida e qualifica toda tecnologia que chega ao mercado. Investir em estudos é investir na segurança do paciente e na valorização do profissional”, afirma José Ricardo de Souza, presidente-executivo da IBRAMED.

Para quem deseja se aprofundar na técnica de forma acessível e aplicada ao dia a dia clínico, a IBRAMED disponibiliza um conteúdo complementar: “LED e Redução de Gordura Localizada: o Que Diz a Ciência Sobre a Fotobiomodulação?“.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Deva Retreat traz lideranças Lakota e Arhuaco para retiro espiritual em Búzios

Búzios promove Caminhada do Agosto Lilás contra a violência de gênero

Brasil cria 1,34 milhão de empregos formais até julho e atinge recorde histórico de vínculos ativos

Ressaca expõe rampas de concreto na Praia do Canto; Secretaria de Meio Ambiente atua no local

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!