Search
Degradê com CSS

Retinopatia diabética tende a dobrar até 2045

Retinopatia diabética tende a dobrar até 2045
Retinopatia diabética tende a dobrar até 2045

Nos últimos anos, a retinopatia diabética tem se consolidado como uma das principais causas de perda visual evitável em todo o mundo. Segundo o Atlas de Diabetes da International Diabetes Federation (IDF), 589 milhões de adultos entre 20 e 79 anos de idade vivem com diabetes em todo o mundo. Estima-se que este número aumente para 853 milhões até 2050. O Brasil está entre os dez países com o maior número de adultos (de 20 a 79 anos) com diabetes no mundo. De acordo com a projeção do IDF, até 2050 serão 24 milhões de casos.

Uma complicação comum que pode ocorrer na população adulta com diabetes é a retinopatia diabética. De acordo com a oftalmologista Dra. Geraldine Ragot de Melo, especialista em retina, “a retinopatia diabética é uma complicação progressiva que afeta os vasos sanguíneos da retina e, quando não tratada, pode levar à cegueira irreversível”. Ela destaca que o problema muitas vezes evolui de forma silenciosa, o que torna a detecção precoce um fator decisivo para preservar a visão dos pacientes diabéticos.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) já classificou a retinopatia diabética como uma das principais causas de cegueira evitável no mundo. A entidade reforça que estratégias de rastreamento populacional e acompanhamento oftalmológico periódico são essenciais, principalmente em países em desenvolvimento, onde o acesso a especialistas ainda é limitado.

Estudos mostram que é muito importante a detecção precoce para a eficácia dos tratamentos, pois quanto maior a gravidade da doença, pior é o resultado da terapia. O acompanhamento oftalmológico deve ser iniciado assim que detectado a diabetes. “O tratamento é mais eficaz quando iniciado nos estágios iniciais da doença, mesmo antes dos primeiros sintomas visuais”, alerta a retinóloga.

A médica explica que, do ponto de vista clínico, a retinopatia diabética se divide em dois tipos principais: a não proliferativa (inicial) e a proliferativa (avançada), além do edema macular diabético, que afeta diretamente a visão central. Ela destaca que terapias como injeções intravítreas de antiangiogênicos, fotocoagulação a laser e, em casos mais avançados, cirurgia vítreo-retiniana, têm mostrado eficácia significativa no controle da progressão da doença.

Com o aumento da longevidade e da prevalência do diabetes tipo 2, especialmente em países como o Brasil, as projeções para as próximas décadas indicam crescimento exponencial nos casos de retinopatia diabética. Estudos projetam que, até 2045, o número de brasileiros com alguma complicação ocular diabética poderá dobrar.

“É fundamental conscientizar a população sobre a importância de cuidar não apenas do controle glicêmico, mas também da saúde ocular. A visão pode ser preservada quando há prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado”, conclui Dra. Geraldine.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Café Porteño leva sabores da tradição argentina ao Degusta Búzios 2025

Delegacia de Búzios passa por mudança de comando

Região dos Lagos tem fim de semana recheado de cultura, gastronomia, música e esporte

Jovens de Cabo Frio produzem minissérie de terror com celular e criatividade

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!