Pular para o conteúdo
Search
Degradê com CSS

Recuperação em 24 horas: R24R já é realidade no Brasil

Recuperação em 24 horas: R24R já é realidade no Brasil
Recuperação em 24 horas: R24R já é realidade no Brasil

O protocolo (Real 24hours Recovery) R24R tem ganhado espaço no cenário da cirurgia plástica no Brasil, após ser adaptado e implementado no país pelo cirurgião plástico Thiago Cavalcanti (CRM:20500/SC RQE n.º: 11931). O método é uma adaptação do Fast Track 24 Hours Recovery, técnica desenvolvida nos Estados Unidos pelo cirurgião John Tebbetts. Desde 2012, Cavalcanti vem implementando e aperfeiçoando o protocolo no país, com foco em segurança, naturalidade dos resultados e redução significativa do tempo de recuperação.

“Após conhecer a técnica em artigos científicos, decidi ir aos Estados Unidos para aprender diretamente na fonte. Em 2012, trouxe os materiais e iniciei a implementação no Brasil e, ao longo dos anos, fui adaptando e incorporando novos conceitos de anestesia e tecnologia. Em 2017, finalizei meu protocolo próprio, o R24R, que permanece em constante evolução”, afirma Thiago Cavalcanti.

De acordo com a International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS), o Brasil está entre os países líderes em cirurgias plásticas. A mamoplastia de aumento figura entre os procedimentos mais buscados, e pacientes submetidas ao protocolo R24R relatam benefício na recuperação acelerada.

Estrutura, formação e experiência

Com residência em Cirurgia Plástica pelo Instituto Ivo Pitanguy (PUC-RJ), Thiago Cavalcanti também realizou estágios internacionais, como na American Society for Aesthetic Plastic Surgery.

No comando do Lapidae Instituto de Cirurgia Plástica, em Balneário Camboriú, Thiago Cavalcanti coordena equipe multidisciplinar. A clínica dispõe de exames como bioimpedância, Vectra e ultrassonografia mamária, recursos que permitem diagnóstico integrado no momento da avaliação.

“A paciente sai da consulta com um plano definido, exame de bioimpedância e análise no Vectra, que possibilita visualizar uma simulação próxima do resultado real. Isso reduz o tempo entre o desejo e a decisão consciente pela cirurgia”, explica.

Protocolo R24R: pilares técnicos

O R24R é composto por um conjunto de medidas que se complementam. Entre elas estão:

  • Escolha da prótese respeitando os limites anatômicos e ligamentos da paciente;
  • Ingestão de carboidratos de rápida absorção no pré-operatório, reduzindo os efeitos do jejum e diminuindo a ressaca no pós-operatório;
  • Controle da temperatura com manta aquecida para reduzir trauma;
  • Anestesia TIVA (anestesia intravenosa total), que minimiza náuseas e favorece a recuperação da consciência, permitindo que a paciente auxilie nos exercícios pós-operatórios;
  • Hemostasia sob visão direta com foco de LED e uso da pinça de Tebbetts, que permite uma cirurgia mais limpa, com menos ou quase nenhum sangramento;
  • Educação pré e pós-operatória da paciente para que saiba tudo o que ocorre antes, durante e após o procedimento e tenha confiança no método.

Inovações e especializações

Além do R24R, o cirurgião também introduziu no Brasil o uso de tela biológica em mastopexias com e sem prótese, além do Grip Plane e Mastogrip e sutiã interno com fio farpado que funcionam como estruturas de suporte interno às mamas. Técnicas como essas têm por objetivo reduzir a flacidez precoce e evitar nova queda mamária.

“As pacientes estão cada vez mais bem informadas. Elas não querem apenas uma cirurgia bonita, mas um resultado duradouro, com menos tempo de recuperação e maior previsibilidade”, comentou.

Troca de prótese e reconversão

Outro destaque é a atuação em trocas de prótese complexas, como a conversão de subglandular para submuscular. De acordo com Thiago Cavalcanti, esse tipo de procedimento exige planejamento específico e técnicas que preservem o músculo e a harmonia do resultado.

“Nem todos os cirurgiões realizam esse tipo de troca. A musculatura precisa ser reposicionada com cuidado para evitar dor, assimetrias e comprometimento funcional”, explica.

Disseminação e formação de médicos

O Dr Thiago Cavalcanti conta também que recebia muitos médicos visitantes em seu consultório para aprender a técnica, porém a quantidade se tornou tão grande que passou a atrapalhar a rotina da clínica. Foi aí que ele teve a ideia de criar a Surge Medical Training, onde já capacitou mais de 300 cirurgiões com aulas práticas e teóricas.

No YouTube(youtube.com/@LapidaeDrThiago) e Instagram (@drthiagocavalcanti), ele compartilha conteúdos sobre os bastidores do protocolo e explicações sobre os procedimentos e pós-operatório.

Proximidade com pacientes

No site oficial, é possível encontrar mais informações e assistir a vídeos e com materiais educativos. O objetivo, segundo ele, é dar autonomia para que a paciente tome decisões baseadas em dados reais, não apenas em expectativas estéticas.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Flamengo estreia no Carioca Feminino com goleada histórica: 18 a 0 sobre o Búzios

Prefeitura de Búzios disponibiliza mapa interativo com ruas atendidas pela rede separativa de esgoto

Maricá amplia polos de vacinação contra a Covid-19 para público a partir de 12 anos

Bloco Não Tem Água na Moringa celebra a primavera com festa gratuita nos Ossos

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

[mailpoet_form id="2"]