Search
Degradê com CSS

Empresas do interior ganham o Brasil com inovação logística

Empresas do interior ganham o Brasil com inovação logística
Empresas do interior ganham o Brasil com inovação logística

Nos últimos anos, um movimento consistente vem se destacando no cenário econômico brasileiro: empresas com sede em cidades pequenas ou médias têm conquistado protagonismo nacional em seus setores. Segundo o Índice Omie de Desempenho Econômico das Pequenas e Médias Empresas (IODE-PMEs), os dados mostram que, em 2024, esse grupo de negócios cresceu seu faturamento em 4,5% na comparação anual. A expansão desses empreendimentos revela uma mudança importante na geografia dos negócios no Brasil, antes concentrada nos grandes centros.

Dentre as estratégias para alcançar o cenário nacional, está a logística otimizada. Com investimentos em centros de distribuição, sistemas automatizados, transportadoras parceiras e integração digital, empresas do interior do país conseguem entregar produtos em 24 a 48 horas em grandes regiões. É o caso da Magazine Médica, localizada em Concórdia (SC). Fundada há 21 anos, a empresa faz parte do Grupo Ballke e se consolidou como um e-commerce do segmento de produtos médico-hospitalares. Com dois centros de distribuição e mais de 10 mil itens no catálogo, que vão de descartáveis, materiais cirúrgicos até medicamentos, a empresa atende mais de 160 mil estabelecimentos de saúde em todo o Brasil.

A estratégia de atuação como “one-stop-shop” — modelo que concentra todos os produtos em um só canal de compra — e o investimento em tecnologia e inteligência logística têm sido fatores-chave para seu crescimento. Segundo Luciano Grunitzhy, sócio-fundador da empresa e diretor presidente, a “agilidade nas entregas é resultado de um ecossistema que integra tecnologia, gestão de estoque e relacionamento com fornecedores”.

“A logística é um motor importante do nosso negócio. Atendemos todo o Sul e Sudeste, com 95% das entregas em até 48 horas, algo que só é possível com planejamento e investimento”, afirma.

A tendência de expansão também acompanha a dinâmica do setor de saúde e produtos médicos no Brasil. No comércio exterior, os números são expressivos: em 2024, as exportações brasileiras de dispositivos médicos cresceram 24,6%, atingindo US$ 1,17 bilhão. Já as importações aumentaram 20,49%, chegando a US$ 9,79 bilhões, de acordo com a Apex Brasil.

Essa realidade incentiva empresas brasileiras a pensar além do mercado interno. Conforme a pesquisa “Trajetórias FDC de Internacionalização das Empresas Brasileiras”, da Fundação Dom Cabral (FDC), 64% das companhias nacionais desejam ampliar sua atuação internacional. Entre as que já atuam fora do país, 45,1% aumentaram seus investimentos no exterior nos últimos anos.

Empresas do interior, como a Magazine Médica, já fazem parte desse cenário. A companhia, que nos últimos anos aumentou sua importação direta de produtos, planeja ampliar cada vez mais sua atuação com foco em eficiência de custos e acesso direto a fabricantes globais. A meta, segundo seu fundador, é garantir os melhores preços aos clientes e encurtar distâncias na cadeia de suprimentos.

Outro ponto comum entre empresas que crescem fora dos grandes centros é a valorização do capital humano. Com programas de incentivo, participação nos lucros e foco no desenvolvimento profissional, essas companhias constroem ambientes de trabalho capazes de atrair e reter talentos, mesmo longe das capitais. No caso da Magazine Médica, o lançamento de um programa de participação nos lucros em 2024 e a criação de um laboratório de tecnologia interna para desenvolvimento de soluções com inteligência artificial fazem parte dessa visão integrada de futuro.

“A tecnologia é uma ferramenta, mas é o time que transforma ideias em resultados. Nosso crescimento acompanha o desenvolvimento tecnológico e também das pessoas que constroem a empresa todos os dias”, afirma Grunitzhy.

Grunitzhy pondera que o “crescimento de empresas fora de grandes centros não é apenas um fenômeno pontual, mas um indicativo de mudanças estruturais no modelo de negócios brasileiro. Com apoio da tecnologia, inteligência logística e visão estratégica, empreendimentos de todos os portes podem desbravar fronteiras, alcançar novos mercados e disputar espaço no mercado nacional. Ao mesmo tempo, esse movimento contribui para a descentralização econômica, a geração de empregos locais e a ampliação de polos para além dos tradicionais, diz.

“A trajetória de empresas como a Magazine Médica mostra que não é o CEP que define o alcance de um negócio — e sim a sua capacidade de se adaptar, inovar e entregar valor em qualquer lugar do país, conclui o executivo.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Chuva provoca danos em hospital de Cabo Frio e força remoção de pacientes

Ação da PM em Búzios prende homem com arma e mais de 40 kg de drogas em acampamento na mata

Jorge Aragão e Alcione são atrações confirmadas no Festival Sesc de Inverno em Búzios

Interdições no trânsito marcam preparativos para o Festival do Camarão na Praia do Siqueira

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!