Pular para o conteúdo
Search
Degradê com CSS

Grupos de CSC: mais de 130 empresas trocam boas práticas

Grupos de CSC: mais de 130 empresas trocam boas práticas
Grupos de CSC: mais de 130 empresas trocam boas práticas

Há mais de uma década, o IEG coordena grupos de discussão sobre Serviços Compartilhados, uma comunidade de troca de boas práticas e conteúdos entre empresas do mercado no Brasil. Em 2025, essa iniciativa se consolidou ainda mais, reunindo mais de 130 empresas nos seis grupos e impactando diretamente um ecossistema com mais de 35 mil profissionais atuando em CSCs.

Atualmente, seis grupos, Compartilha, Coopera+, GESC, Inova, SOMAR e Transforma, reúnem empresas que possuem ou estão implementando um CSC, promovendo um ambiente para networking, benchmarking e aprofundamento em temas relevantes do cenário de Serviços Compartilhados.

Através de uma rotina estruturada e diversificada para os CSCs, líderes e especialistas do setor participam de encontros presenciais com temas atuais e debates dinâmicos, pesquisas rápidas quinzenais para benchmarking colaborativo, trocas diretas e rápidas pelo WhatsApp, acesso a plataforma Grupos CSC, plataforma on-line que centraliza todas as informações, discussões, dados e recursos relacionados aos Grupos, participam do Shared Services Meeting: encontro exclusivo e dedicado aos participantes dos Grupos de Discussão.

Em 2025, foram realizados até o momento 12 encontros presenciais, sediados em empresas como RD Saúde, TOTVS, Cogna Educação, Equatorial Energia, EloPar, Formitex, OceanPact, Heineken, entre outras. As reuniões ocorreram em diferentes estados, ampliando a diversidade de perspectivas e contextos dos debates.

Os temas abordados procuraram refletir desafios do setor, com destaque para: inteligência artificial nos CSCs, indicadores estratégicos, estratégias de produtividade e automação, autoatendimento nos CSCs e atração e retenção de talentos.

Os grupos também participam de pesquisas rápidas e enquetes sobre temas críticos. “Desde o início do ano, foram respondidas mais de 1.600 perguntas, um aumento de 17% em relação ao mesmo período do ano passado, com foco em: automação e RPA, satisfação e engajamento dos colaboradores, dados do CSC, autoatendimento e benchmarking de estrutura e escopo dos CSCs”, ressalta Taís Nascimento, sócia do IEG.

Além dos encontros e pesquisas, os membros mantêm trocas dinâmicas via grupos de WhatsApp, onde líderes de CSC compartilham dúvidas, desafios, soluções e benchmarkings em tempo real. Segundo Nascimento, “essa interação fortalece o senso de comunidade e acelera a difusão de boas práticas, com foco em apoio entre pares e networking de valor”.

“Os grupos de discussão sobre CSC do IEG seguem como referência em troca estruturada e desenvolvimento contínuo de CSCs no Brasil. A cada ano, o projeto evolui em profundidade, diversidade de temas e impacto real para as empresas participantes”, destaca a sócia do IEG.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Maricá abre audição para intercâmbio no Ballet Nacional de Cuba

Governo lança nova fase do Plano Brasil Soberano com R$ 40 bilhões em crédito pelo BNDES

Projeto ‘Rio das Ostras Instrumental’ lança temporada 2025

PM apreende drogas avaliadas em R$ 58 mil em área de mata em Búzios

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

[mailpoet_form id="2"]