Search
Degradê com CSS

Monge Han participa do 26º Festival do Japão com suas HQs

Monge Han participa do 26º Festival do Japão com suas HQs
Monge Han participa do 26º Festival do Japão com suas HQs

Nos dias 11, 12 e 13 de julho, Monge Han, designer e ilustrador amarelo-brasileiro, nascido em Manaus (AM), participa do 26º Festival do Japão (São Paulo Expo Exhibition e Convention Center – Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, São Paulo).

Han estará em um espaço na Rua F com suas histórias em quadrinhos Daruma – Perseverança (Ed. Pitaya, 224 páginas) e Vozes Amarelas, e outros produtos da sua linha criativa, como bonés.

No domingo, 13 de julho, das 12h às 12h50, Monge Han participa de um bate-papo com o tema Livros e HQs – Cultura Amarela no Papel, mediado por Bianca Sakai, criadora de conteúdo sobre histórias em quadrinhos, mangás, filmes, séries e cultura japonesa, e co-host do podcast AkibaCast.

Representatividade amarela

Monge Han trata do assunto em suas obras. Daruma – Perseverança narra a vida de Yumi Gushiken (24 anos), moradora de São Paulo e torcedora do Corinthians, que ao conhecer o símbolo do Daruma (boneco japonês que simboliza perseverança, sorte e a realização de desejos) na infância, sempre fez o mesmo pedido. 

A jovem passa por inúmeras situações, como ser responsável pelos irmãos mais novos Kenji e Sayuri, após a morte precoce dos seus pais; o preconceito amarelo; a fetichização; e uma tragédia, na qual vai recorrer uma última vez ao Daruma, descobrindo um mundo novo e realidades mais profundas e complicadas do que jamais sonhou.

“Nesta história em quadrinhos abordo vários temas num misto de humor e drama, como a experiência de ser brasileiro e a discriminação das pessoas amarelas aqui, pois já senti muito isso por conta da minha descendência: minha mãe é sul-coreana e eu sou manauara. É uma forma de conscientizar as pessoas sobre esse tipo de preconceito e também de escrever sobre a gente”, conta Monge Han.

Em Vozes Amarelas, as histórias apresentadas são ao mesmo tempo particulares e comuns à realidade de muitas pessoas amarelas no Brasil. O autor traz suas já conhecidas cores vibrantes e os característicos três olhinhos para compartilhar reflexões sobre preconceito, identidade, ancestralidade e respeito.

Sobre Monge Han

É designer e ilustrador amarelo-brasileiro, criador de histórias em quadrinhos, ilustrações, capas de livro e tirinhas. Descendente de coreanos, nasceu em Manaus, e foi criado entre o Rio de Janeiro e Curitiba. Estudou Belas Artes – Artes Impressas na Royal Academy of Art, na Holanda, e se formou em design gráfico pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde recebeu o apelido de Monge Han, em razão da personalidade tranquila e do cabelo raspado, e que mais tarde se tornaria seu nome artístico.

Desde 2016, transforma o cotidiano e as nuances da existência humana em tirinhas com histórias autorais que misturam humor e crítica. E, nessa linha, já publicou duas obras. A primeira foi Vozes Amarelas (Ed. HarperCollins), que traz uma narrativa rica em representatividade e emoção, que se aprofunda ainda mais em Daruma: Perseverança (Ed. Pitaya), cuja aventura sobre amarelos-brasileiros apresenta Yumi Santos Gushiken, uma jovem que sobrevive com seus dois irmãos mais novos em São Paulo, e se depara com dilemas ligados à identidade racial e à busca pelo pertencimento.

Foi reconhecido pelo projeto VOZES30, como uma das 30 vozes mais influentes de 2024, pela criação e desenvolvimento de histórias em quadrinhos com narrativas pessoais e reais, que abordam a discriminação e a representatividade de pessoas amarelas.

Monge Han vem expondo seu trabalho em eventos, como a Comic Con Experience Brasil (CCXP), da qual já participou de cinco edições como artista. Também já trabalhou com marcas como Universal Music (ilustrando o quadrinho oficial da música Modo Turbo, de Anitta, Pabllo Vittar e Luisa Sonza), Cartoon Network, São Paulo FC (ilustrações comemorativas para os dez anos do mundial do clube), entre outros.

Serviço: Monge Han no 26º Festival do Japão

Local: São Paulo Expo Exhibition e Convention Center – Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, São Paulo, Rua F.

Data e horários:

11/07, sexta-feira, das 11h às 21h

12/07, sábado, das 9h às 21h

13/07, domingo, das 9h às 18h

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

São Pedro da Aldeia realiza 1ª edição do Gastro Beer Festival com música, gastronomia e entrada gratuita

Praia de Geribá sedia etapa mundial de Beach Tennis com atletas de elite e destaque brasileiro

Feira Ancestral celebra a cultura afro-brasileira em Maricá com samba, gastronomia e ação social

Julho em Búzios: da calmaria às emoções no Aretê — gastronomia, esporte e cultura num só roteiro

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!