Search
Degradê com CSS

Festival de Luzes de São Paulo acontece em agosto e setembro

Festival de Luzes de São Paulo acontece em agosto e setembro
Festival de Luzes de São Paulo acontece em agosto e setembro

O Festival de Luzes de São Paulo 2025 está chegando à cidade de São Paulo. Combinando novas tecnologias e curadoria artística, o festival tem como missão democratizar o acesso à arte e renovar o cenário urbano com cores e poesia visual.

A edição 2025 marca a sétima realização do Festival de Luzes no Brasil e ocupará a cidade em três finais de semana de agosto e setembro, visando transformar espaços da capital em uma galeria de arte a céu aberto.

Em agosto, a programação oficial do festival inclui os espetáculos nos dias 22 (sexta-feira) e 23 (sábado), no Beco do Batman; no dia 30 (sábado) e 31 (domingo), no Ibirapuera (Praça Armando de Sales Oliveira e Monumento às Bandeiras); e em setembro, nos dias 5 (sexta-feira) e 6 (sábado), na Avenida Paulista. Todas as apresentações acontecem das 18h30 às 23h e contarão com obras criadas por artistas brasileiros e estrangeiros.

Apresentado pelo Ministério da Cultura, Yelum Seguradora e Visualfarm, com financiamento via Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Festival de Luzes foi concebido pela empresa Visualfarm, por iniciativa do artista e empresário Alexis Anastasiou. Um dos pioneiros em video mapping e show de drones no país, Alexis lançou recentemente o Visualfarm Gymnasium, um dos primeiros laboratórios de artes imersivas da América Latina. Também concebeu e realizou projetos como o “Abraço do Cristo”, com projeções mapeadas no Cristo Redentor, e o espetáculo de mapping no Theatro Municipal de São Paulo.

O Festival Internacional de Luzes de 2025

Uma novidade desta edição do Festival foi o programa de residência artística Intertwine Network, lançado em abril com o objetivo de selecionar projetos de diversas nacionalidades para o desenvolvimento das obras digitais e imersivas apresentadas ao longo do festival. A iniciativa buscou fomentar novas linguagens e promover trocas artísticas em escala global.

Os artistas selecionados no programa vão apresentar obras que exploram diferentes linguagens visuais, unindo projeções analógicas, inteligência artificial, arte interativa e temas como identidade, memória e meio ambiente. Do Brasil, participam Cauê Maia, Koral Alvarenga, Marina Caverzan, Rodrigo Carvalho, Uni Experience (formado por Elaine Favero e Janara Lopes) e o Coletivo Coletores, de Toni Baptiste e Flavio Camargo. Entre os internacionais estão Fred Ebami, de Camarões/França; Karen Palacios, da Colômbia; e Paul Rosero Contreras, do Equador.

“O festival surgiu com a proposta de transformar a cidade em uma plataforma de arte viva. Desde então, buscamos surpreender o público com experiências que conectem luz, arquitetura e narrativa visual. Em 2025, com a internacionalização do projeto e a criação do programa Intertwine Network, damos um passo decisivo para ampliar esse diálogo com o mundo”, afirma Alexis Anastasiou, diretor artístico da Visualfarm e idealizador do festival.

Datas:

Agosto

Dias 22 e 23: Beco do Batman – Vila Madalena

Dias 30 e 31: Ibirapuera (Praça Armando de Sales Oliveira e Monumento às Bandeiras)

Setembro

Dias 5 e 6: Avenida Paulista

Todos os horários: 18h30 às 23h

Sobre a Visualfarm

Criada em 2003 por Alexis Anastasiou, a Visualfarm é um estúdio que desenvolve e implementa espaços narrativos com uso intensivo de tecnologia, na interseção entre arte, entretenimento e design. A partir de tecnologias como projeção, laser, LEDs, sonorização e robótica, a Visualfarm atua com uma equipe multidisciplinar especializada em projetos de alta complexidade, sempre explorando novas fronteiras entre técnica e criatividade.

Sobre Alexis Anastasiou

Alexis Anastasiou atua desde os anos 1990 com projeções em suportes não convencionais. Em 2004, fundou a Visualfarm, estúdio voltado a novas linguagens visuais, com atuação em eventos e festivais no Brasil e no exterior.

Em 2010, criou a instalação Abraço do Cristo, no Cristo Redentor, no Rio, premiada na categoria Innovative Media com a medalha de prata pelo Clio Awards, nas categorias Video Projections e Place Based Media no New York Festivals International Advertising e com o Leão de Bronze no Festival Internacional de Criatividade de Cannes.

Também criou o Festival Vídeo Guerrilha (2010–2012), que recebeu o Prêmio APCA de Melhor Iniciativa Cultural, e, em 2015, o Festival Chave do Centro, no Minhocão, premiado na Media Architecture Biennale de 2018, em Pequim. À frente da Visualfarm, coordenou aberturas dos Jogos Militares (2011), Arena do Grêmio (2012), Beira-Rio (2014) e Game XP (2017). Em 2024, desenvolveu soluções para eventos como o Círio de Nazaré, Maratona do Rio e Rio Open. Em 2025, o show de drones criado para o desfile da Portela recebeu o Estandarte de Ouro.

Desde 2018, realiza o Festival de Luzes em São Paulo, que se expandiu para edições em Florianópolis (2022) e Rio de Janeiro (2023). Em 2025, o Festival se torna internacional e vai ocupar vários pontos da cidade de São Paulo com intervenções artísticas em luz digital.

Sobre a Yelum Seguradora

A Yelum Seguradora é uma marca do Grupo HDI, criada em 2024 com o objetivo de atender novos segmentos de mercado. A empresa adota o conceito de luz e liberdade como elementos centrais de sua identidade e tem foco em oferecer produtos voltados para momentos de mudança e adaptação. O portfólio da empresa inclui diferentes modalidades de seguros, voltadas a públicos com perfis e demandas distintas.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

PM apreende roupas camufladas usadas por atiradores de elite e caçadores durante operação em Maria Joaquina

Estão abertas as inscrições para a 4ª Rústica Natatória em São Pedro da Aldeia

Amanrasa promove mutirão de limpeza na Praia de Manguinhos em Búzios nesta quarta-feira (30)

Casal é preso por tráfico de drogas em Búzios; menor tentou negociar liberdade da namorada entregando entorpecentes

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!