Pular para o conteúdo
Search
Degradê com CSS

SBOT lança Prêmio de Jornalismo sobre acidentes de moto

SBOT lança Prêmio de Jornalismo sobre acidentes de moto
SBOT lança Prêmio de Jornalismo sobre acidentes de moto

A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) acaba de lançar o Prêmio SBOT de Jornalismo 2025, iniciativa inédita voltada a reconhecer e incentivar trabalhos jornalísticos que ampliem o debate público sobre a prevenção de acidentes motociclísticos e seus reflexos sociais, econômicos e na saúde pública brasileira. O anúncio oficial foi feito durante o Fórum SBOT para Jornalistas, que aconteceu em 18 de setembro de 2025, no Plenário 2 da Câmara Federal (Brasília – DF), como parte da programação da Sessão Solene em Homenagem ao Dia do Ortopedista.

O Prêmio SBOT de Jornalismo 2025 tem como tema central a “Prevenção de acidentes de moto e o papel da sociedade na redução de mortes e lesões graves”. Poderão participar jornalistas com registro profissional. As reportagens devem ter sido publicadas ou veiculadas entre 1º de janeiro e 15 de outubro de 2025.

As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas pelo site oficial da SBOT entre 18 de setembro e 25 de outubro de 2025. O regulamento e todas as informações estão também nessa landing page da campanha Na Moto, Na Moral, promovida pela SBOT em 2025.

Para mais informações, basta acessar: https://sbot.org.br

Além do lançamento do prêmio, o evento em Brasília reuniu médicos, parlamentares, representantes do setor público, comunicadores e familiares de vítimas para debater os riscos e impactos do uso de motocicletas no Brasil. Foi lançada também a campanha ‘Na Moto, Na Moral: não mate, não morra’. 

“Estudos anuais da SBOT junto aos serviços de Ortopedia e Traumatologia de todo país vêm confirmando indicadores tanto pelo aumento do número de pacientes vítimas dos veículos de 2 rodas, como o maior tempo de internação destes, ocupando leitos que poderiam estar realizando cirurgias eletivas, mas principalmente a constatação que as lesões estão mais graves e complexas para salvar vidas e membros. Por isso a SBOT está lançando em 2025 a campanha, para chamar a atenção da sociedade e dos poderes Executivo e Legislativo sobre a importância de se reduzir os acidentes de moto, que estão cada vez mais graves, gerando lesões mais complexas e mortes. Esse é um problema sério de saúde pública e nós ortopedistas temos compromisso com a sociedade em ajudar a encontrar caminhos para reverter”, destaca Marcos Musafir, médico ortopedista membro da SBOT e da OPAS.

Premiação

As reportagens serão avaliadas por uma comissão formada por jornalistas, médicos especialistas em ortopedia e traumatologia, representantes da sociedade civil e profissionais da área de segurança no trânsito.

Os vencedores serão anunciados em novembro de 2025 no site e redes sociais da SBOT. O primeiro lugar ganhará troféu, certificado e prêmio de R$ 15 mil. O segundo lugar, certificado e prêmio de R$ 5 mil. A cerimônia de entrega será realizada durante o Congresso Nacional da SBOT 2025.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Quebra-molas instalado pelo DER-RJ sem aviso causa caos no trânsito em Búzios; Prefeitura esclarece

Haber Produções abre inscrições para evento online de criptoarte em Macaé

Novos cursos gratuitos do SENAC em Búzios têm foco na capacitação de mulheres

Espetáculo “Corpos em Canção” celebra o feminino com músicas de Chico Buarque em São Pedro da Aldeia

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

[mailpoet_form id="2"]