Search
Degradê com CSS

Flip Boat Club promove modelo de multipropriedade náutica

Flip Boat Club promove modelo de multipropriedade náutica
Flip Boat Club promove modelo de multipropriedade náutica

O Flip Boat Club é um clube de embarcações em multipropriedade, um sistema que combina propriedade compartilhada com gestão profissional, fundado em 2022 com o objetivo de democratizar a experiência náutica. A empresa está presente em sete cidades brasileiras: Itajaí (SC), Florianópolis (SC), Guarujá (SP), Ubatuba (SP), Paraty (RJ), Angra dos Reis (RJ) e Salvador (BA), contando 26 embarcações e 170 cotistas.

O clube busca fortalecer a comunidade náutica por meio de eventos, além do suporte na aquisição e administração de embarcações. O serviço de gestão de embarcações compartilhadas disponibiliza cotas aos associados, que dão direito de uso ao longo do ano em veleiros oceânicos, catamarãs e lanchas.

Othon Barcellos, CEO e fundador do Flip Boat Club, esclarece as principais diferenças em relação à posse tradicional de um barco. “Em formato de economia colaborativa, o sistema da Flip Boat Club permite adquirir uma embarcação pela fração de seu valor de mercado e o rateio de todas as despesas pelo número de cotas”, explica. 

Segundo o empresário, o sistema possibilita que os proprietários utilizem em modo exclusivo os barcos, de 45 a 90 dias por ano, em períodos de um a dez dias, por meio de agendamento de datas pelo aplicativo Flip Boat Club. “É possível ser cotista de lanchas e veleiros em diferentes localidades, com barcos de quatro, seis ou oito cotas. Cada cotista pode adquirir até duas cotas no mesmo barco ou cotas diversas em vários barcos”, pontua. 

O CEO explica que a Flip é responsável pela gestão do barco, regras de uso, vistorias, limpeza e manutenção, por meio de um sistema de condomínio participativo. “Fazemos a gestão financeira, criando uma conta específica de cada barco e fazendo o rateio das despesas exatamente como um condomínio”, conta. 

A empresa dispõe de veleiros de 30 a 47 pés, catamarãs de 43 a 80 pés e lanchas de 24 a 60 pés. Barcellos detalha como é feita a gestão e manutenção das embarcações. “Todos os barcos tem um plano de manutenção programada e cada cotista ao entregar o barco informa, pelo aplicativo, as ocorrências de não conformidade identificadas para que nossas equipes atuem prontamente.

Conforme destaca o empresário, alguns treinamentos obrigatórios estão incluídos em contrato, cotistas sem experiência em navegação são orientados a se capacitarem. Após se habilitar e capacitar, para que possa conduzir a embarcação, o novo associado passa por uma avaliação e é sempre exigida a habilitação náutica válida e atualizada. 

O Flip Boat Club também disponibiliza marinheiros credenciados para os treinamentos e para conduzir a embarcação quando o cotista não está apto ou opta por não assumir a condução. Em alguns barcos de porte maiores é obrigatório a condução pelos marinheiros da embarcação.

Comunidade náutica de embarcações de lazer 

A empresa de embarcações de lazer de uso compartilhado organiza diferentes modalidades de eventos e experiências para os cotistas anualmente, como a confraternização de fim de ano Flip Festa, Flip Expedition Cabo Horn e Geleiras dos Fiordes Chilenos que ocorreu em 2023 e 2024, a Flip Show Salvador, evento com palestras e apresentação de barcos Flip e participação da regata Recife–Fernando de Noronha (Refeno), em 2024 e 2025.

Entre outros eventos que integram a programação, estão a Flip Experience Abrolhos e Baleias e o Flip Show Guarujá, evento com palestras e apresentação de barcos, ambos previstos para agosto de 2025. Além disso, a empresa participou da Flotilha de chegada de volta ao mundo dos Irmãos Katoosh e as Regatas, Regata Ubatuba – Ilhabela, Semana Internacional de Vela em Ilhabela e Regata do Bracuhy.

“Em 2025, nossa participação na Refeno será com dois barcos, um deles com tripulação 100% feminina. Os ‘flippers’ formam uma grande comunidade onde criam novas amizades, compartilham experiências e participam de inúmeros eventos que realizamos todos os anos”, afirma Barcellos.

Para o CEO do Flip Boat Club, o crescimento do conceito de uso compartilhado no setor náutico no Brasil tem potencial de expansão. “O conceito de economia colaborativa vem se ampliando em todo mundo, é uma tendência forte principalmente para as novas gerações. Empresas de barcos compartilhados nos Estados Unidos possuem mais de 2 mil embarcações em mais de 400 marinas e mais de 20 mil cotistas”, revela. 

O empresário observa o cenário internacional e vê um caminho semelhante para o mercado nacional. “Pelo conceito tradicional de aquisição de barcos, o Brasil atingiu 350 mil embarcações de lazer. Com o conceito de uso compartilhado, acreditamos que este número de embarcações poderá dobrar em dez anos, com forte participação de empresas de barcos compartilhados”, prospecta o CEO. 

De acordo com dados divulgados pelo portal Mercado e Eventos, o turismo náutico representa 0,12% do PIB brasileiro e especialistas estimam que, com incentivos, a contribuição do segmento para economia nacional pode ser 20 vezes maior.  

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Maricá avança em projeto para instalação de base de lançamentos espaciais nas Ilhas Maricás

Hospital Ronaldo Gazolla promove campanha de doação de sangue em parceria com Hemorio

Instituto Dominus inicia 2º semestre com foco na consolidação dos aprendizados e integração de saberes

Phil Rajzman é vice-campeão no 24º Duke’s OceanFest, tradicional campeonato do Havaí

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!