Search
Degradê com CSS

No Brasil, 58,62% já percebem o uso de IA no marketing

No Brasil, 58,62% já percebem o uso de IA no marketing
No Brasil, 58,62% já percebem o uso de IA no marketing

Uma nova pesquisa da SimBis, consultoria e agência especializada em Growth Marketing e Prospecção as a Service, mostra que 58,62% das pessoas já conseguem perceber o uso de inteligência artificial (IA) em suas interações com marcas, além de outros pontos relevantes, como desconfiança no uso de dados e necessidade de humanização. O estudo contou com a participação de 495 consumidores brasileiros de todas as regiões e foi realizado em fevereiro de 2025.

A constatação aponta para um amadurecimento do mercado em relação à tecnologia e destaca a crescente influência da IA no comportamento de consumo e nas estratégias de marketing digital no Brasil. No entanto, a pesquisa também aponta para a necessidade de as marcas equilibrarem a inovação com a confiança, a transparência e a humanização das interações.

Por que o Brasil está entre os países que mais usam IA no mundo?

Os resultados da pesquisa da SimBis ecoam as conclusões de um estudo global do Google e da Ipsos, que apontou o Brasil como um dos países com maior adoção de IA generativa (54% dos brasileiros relataram uso, contra 48% da média global). Esse cenário demonstra o potencial da IA para transformar a experiência de consumo e impulsionar o crescimento do e-commerce no país.

Segundo C. Diego Magalhães, Head de Growth Marketing na SimBis, “o Brasil está cada vez mais aberto à IA, mas a pesquisa revela que a confiança é fundamental. As marcas que souberem equilibrar a inovação com a transparência, a segurança dos dados e a humanização das interações terão um diferencial competitivo no mercado”.

Abaixo é possível ver o que a pesquisa da SimBis revela sobre o que os consumidores on-line pensam — e sentem — sobre a IA

Percebem a IA nas interações com marcas (58,62%);

Já compraram algo por recomendação de IA (47,79%);

Têm desconfiança sobre o uso de seus dados (24,11%);

Pedem mais humanização no atendimento (26,27%);

Preferem começar com um chatbot, mas com a opção de falar com uma pessoa (41,08%);

Gostam quando a IA melhoram sua experiência de compra (39,49%).

Como as marcas podem usar IA sem perder a confiança dos clientes?

Para o Head de Growth Marketing da SimBis, algumas ações podem ser realizadas pelas equipes de marketing para maximizar os pontos positivos e reduzir os incômodos nas interações com IA:

Transparência e privacidade: ser transparente sobre como a IA está sendo usada e garantir a privacidade dos dados dos consumidores, fazendo uso de ferramentas que garantam essa segurança;

Humanização das interações: investir em interações mais humanas, permitindo a transição para atendimento humano quando necessário;

Personalização ética: utilizar a IA para oferecer recomendações personalizadas e relevantes, mas sempre com o consentimento e controle dos consumidores;

Comunicação clara: deixar claro para os consumidores como a IA está sendo utilizada em suas interações com a marca.

Segundo C. Diego Magalhães, enquanto algumas empresas ainda discutem o uso de IA, outras já estão explorando seus benefícios. O futuro do marketing, segundo ele, pode ser marcado pela personalização, sendo fundamental que as marcas utilizem os dados dos consumidores com responsabilidade e transparência, oferecendo experiências relevantes e consentidas.

Sobre a SimBis

A SimBis é uma agência de Growth Marketing e Prospecção as a Service focada em resultados a partir de uma cultura orientada a dados. A SimBis integra Marketing e Vendas, com metodologia baseada em Growth Hacking e automação de marketing.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Sete presos e arma apreendida em operação no bairro José Gonçalves, em Búzios

Búzios se une a cidades vizinhas para padronizar taxas de entrada de veículos turísticos

Funcionárias do Hospital de Arraial criam projeto para entreter pacientes internados

MPF abre consulta pública para combater racismo no futebol e recebe propostas até 23 de abril

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!