Search
Degradê com CSS

Tecnologia auxilia em cirurgia geral e do aparelho digestivo

Tecnologia auxilia em cirurgia geral e do aparelho digestivo
Tecnologia auxilia em cirurgia geral e do aparelho digestivo

A cirurgia geral e do aparelho digestivo são  especialidades médicas essenciais para o tratamento de diversas condições que afetam órgãos como estômago, intestinos, fígado, pâncreas e vesícula. No Brasil, doenças como obesidade, cálculos biliares, tumores do aparelho digestivo e hérnias estão entre as mais frequentes, demandando intervenções cirúrgicas precisas e menos invasivas.

Para se ter uma ideia, as hérnias da parede abdominal chegam a afetar entre 20% e 25% da população adulta do país, o equivalente a cerca de 28 milhões de brasileiros, conforme estimativa publicada pela SBH (Sociedade Brasileira de Hérnia e Parede Abdominal)

Paralelamente, o número de pessoas com cálculos biliares cresce globalmente . De acordo com a pesquisa “Epidemiologia global de cálculos biliares no século XXI: uma revisão sistemática e meta-análise”, publicada pelo Cgh Journal, 6% da população mundial tem cálculos biliares. 

Segundo o Dr. Bruno Venna, cirurgião especialista, “a evolução tecnológica, especialmente a cirurgia robótica, tem revolucionado o tratamento dessas condições, oferecendo maior precisão e recuperação mais rápida aos pacientes”.

Condições mais frequentes no aparelho digestivo

De acordo com Dr. Bruno Venna, as patologias mais comuns tratadas pela cirurgia do aparelho digestivo incluem:

  • Hérnias (inguinal, umbilical e diástase abdominal);
  • Cálculos biliares (pedras na vesícula);
  • Refluxo gastroesofágico;
  • Doenças orificiais (hemorróidas e fissuras);
  • Tumores (cólon, pâncreas, estômago);
  • E obesidade.

A obesidade, em particular, é uma condição que tem ganhado destaque no Brasil e no mundo. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a obesidade é um dos mais graves problemas de saúde a serem enfrentados, conforme publicação da Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica).

De acordo com a estimativa, 2,3 bilhões de adultos devem estar acima do peso em 2025 em todo o mundo. Destes, 700 milhões de pessoas têm obesidade, com um IMC (Índice de Massa Corporal) acima de 30.

Em uma publicação recente, a SBCBM (Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica) destaca que o diagnóstico da obesidade deixará de ser baseado apenas no Índice de Massa Corporal (IMC) a partir deste ano. “Novos parâmetros, como a circunferência abdominal e a gordura corporal, permitirão uma avaliação mais completa e personalizada do paciente”, explica Dr. Bruno Venna.

A revolução da cirurgia robótica

Dr. Bruno Venna ressalta que a tecnologia robótica tem se destacado como uma aliada fundamental nas cirurgias do aparelho digestivo. “Ela oferece maior precisão, destreza e ergonomia para o cirurgião, além de resultar em incisões menores e menos dor pós-operatória para o paciente”, afirma o especialista. Em procedimentos complexos, como cirurgias oncológicas ou bariátricas, a robótica permite maior controle e resultados mais eficazes.

Na visão do médico, outra vantagem é a acessibilidade crescente dessa tecnologia. “Muitos hospitais já não cobram custos adicionais pelo uso da plataforma robótica, o que democratiza o acesso a técnicas avançadas”, complementa.

Benefícios das intervenções menos invasivas

Dr. Bruno Venna relata que as técnicas minimamente invasivas, como a laparoscopia e a robótica, têm transformado a recuperação dos pacientes. “Elas geram menor trauma cirúrgico, cicatrizes reduzidas e permitem que o trato gastrointestinal retome seu funcionamento mais rapidamente”, explica o cirurgião.

A título de exemplo, ele destaca que cirurgias de hérnia, vesícula e hemorróidas podem ter alta no mesmo dia, enquanto as bariátricas costumam exigir apenas 24 horas de internação.

Cuidados pós-operatórios e prevenção de infecções

O pós-operatório em cirurgias do aparelho digestivo varia conforme o procedimento, mas alguns cuidados são universais. “A reintrodução precoce da dieta, o estímulo à deambulação e o uso adequado de medicamentos são fundamentais para uma recuperação eficaz”, destaca Dr. Bruno Venna.

“Além disso”, emenda, “a prevenção de infecções envolve medidas como a escolha correta de antibióticos, antissepsia pré-operatória e técnicas de sutura adequadas”.

O futuro da cirurgia do aparelho digestivo

A especialidade continua a evoluir, com foco em técnicas menos invasivas, tratamentos personalizados e a incorporação de novas tecnologias, diz Dr. Bruno Venna.

“A cirurgia robótica e os novos parâmetros para diagnóstico da obesidade são exemplos de como a medicina está se adaptando para oferecer cuidados mais eficientes e humanizados”, finaliza.

Sobre o Dr. Bruno Venna

O Dr. Bruno Venna é especialista em cirurgia geral, cirurgia do aparelho digestivo e cirurgia robótica. Possui formação em cirurgia robótica pelo LEPIH (Hospital das Clínicas da USP).

Atualmente, o médico atua em diversos hospitais em São Paulo (SP), sendo chefe de equipe em quatro unidades da Rede D’Or. É cirurgião titular autônomo do Hospital Israelita Albert Einstein e membro da Associação Médica da instituição. Além disso, possui consultório no Hospital Vila Nova Star.

Para mais informações, basta acessar: https://brunovenna.com.br

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Sete presos e arma apreendida em operação no bairro José Gonçalves, em Búzios

Búzios se une a cidades vizinhas para padronizar taxas de entrada de veículos turísticos

Funcionárias do Hospital de Arraial criam projeto para entreter pacientes internados

MPF abre consulta pública para combater racismo no futebol e recebe propostas até 23 de abril

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!