Search
Degradê com CSS

Cerca de 30% da população brasileira tem joanete

Cerca de 30% da população brasileira tem joanete
Cerca de 30% da população brasileira tem joanete

Em torno de 30% dos brasileiros sofrem com hálux valgo, com deformidade no primeiro dedo do pé. A patologia é conhecida popularmente como joanete e pode ocasionar a degeneração da articulação deste dedo e resultar na deformidade protuberante.

As informações são da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé (ABTPé) e também dão conta de que doenças degenerativas, como artrite reumatoide, hereditariedade e alterações neurológicas, como derrame e paralisia cerebral são os principais fatores que contribuem para a condição de saúde.

O Prof. Dr. Gabriel Ferraz Ferreira, Ortopedista, Cirurgião de Pé e Tornozelo e especialista em cirurgia minimamente invasiva, publicou um estudo de viabilidade técnica que descreve a cirurgia minimamente invasiva para correção do hálux valgo, usando um guia de instrumentação cirúrgica impresso em 3D.

A osteotomia é um procedimento cirúrgico para realinhar o hálux (dedo maior do pé), como nos casos de correção das joanetes. Segundo o ortopedista, a inovação estudada é um guia feito sob medida para cada paciente.

“O estudo publicado analisou a eficácia dos guias 3D na cirurgia do hálux valgo. A gente ‘opera’ o paciente por computador e imprime o guia customizado para ser usado durante o procedimento cirúrgico. Nós praticamente operamos a paciente antes do procedimento cirúrgico por meio de softwares específicos”, elucida o especialista.

Dr. Gabriel esclarece que guias cirúrgicos são ferramentas que ajudam os cirurgiões a realizarem cirurgias com maior precisão e segurança. De acordo com ele, as ferramentas são fundamentais para a realização de procedimentos minimamente invasivos, são confeccionadas com base em informações obtidas por exames de imagem e utilizadas para marcar o local das intervenções.

“Guias cirúrgicos são projetados para se encaixar na anatomia do paciente, orientando cortes, perfurações ou outras intervenções necessárias durante o procedimento cirúrgico. A impressão 3D permite a criação de guias cirúrgicos precisos e personalizados para as necessidades individuais de cada paciente”, afirma o cirurgião.

Conclusões do estudo publicado

Em sua pesquisa, Dr. Gabriel Ferraz relata que um guia cirúrgico de instrumentação, específico do paciente, é impresso em 3D depois de um planejamento pré-operatório, com base na reconstrução por Tomografia Computadorizada (TC) 3D.

“Um modelo 3D do pé é criado a partir das tomografias computadorizadas utilizando um programa específico. Em seguida, um software de desenho assistido por computador é utilizado para planejar a osteotomia ideal e a correção da deformidade”.

Um único guia é projetado a partir da osteotomia, da correção da deformidade e da colocação dos parafusos como planejado. Os guias cirúrgicos são fabricados com resina biocompatível por meio de uma impressora 3D, sendo uma parceria entre a Hefesto Medtech e a ba.io.

“O guia se acopla ao pé da paciente e permite demarcar o local exato da osteotomia, auxiliando na passagem dos parafusos”.

No artigo científico publicado na Archives of Orthopaedic and Trauma Surgery, o médico descreve os guias – específicos para o paciente – impressos em 3D, na correção minimamente invasiva das joanetes, descrevendo as diversas vantagens.

“Com a impressão 3D, conseguimos planejar cada cirurgia de forma individualizada, o que torna a correção do hálux valgo mais precisa e previsível, reduzindo o tempo cirúrgico e melhorando os resultados, com maior segurança no procedimento”.

O cirurgião aponta, ainda, outras vantagens, incluindo maior precisão na colocação dos parafusos, tempo cirúrgico reduzido, menor exposição à radiação, maior segurança do procedimento e redução na curva de aprendizado. “A tecnologia também permite menor agressão aos tecidos, menor dor pós-operatória e recuperação mais rápida na correção da deformidade”.

A análise concluiu que estudos futuros são essenciais para comprovar a aplicabilidade da técnica na prática clínica atualmente, e estabelecer principalmente a viabilidade econômica. O médico destaca que o estudo serve como uma perspectiva inicial e indica a necessidade de novos esforços quanto à inovação no futuro.

Para mais informações, basta acessar: https://joanetes.com.br/

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Weliton Souza, o “Ginho”, é encontrado morto dentro de casa em Búzios

Maria de Fátima é real (no Instagram)

SAÚDE | Búzios discute cultivo de Cannabis medicinal para fins terapêuticos

TRÂNSITO | Obras na RJ-102 alteram circulação em Búzios nesta quinta-feira

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!