Search
Degradê com CSS

CGTN: Após dois anos, Iniciativa de Civilização Global da China ganha maior relevância em um mundo turbulento

A CGTN publicou um artigo sobre o segundo aniversário da Iniciativa de Civilização Global da China proposta pelo presidente chinês Xi Jinping, que se tornou mais relevante do que nunca em meioàincerteza, turbulência e divisão nos tempos atuais. O artigo sobre os esforços da China para praticar a iniciativa e os insights fornecidos por especialistas e estudiosos, enfatizou que o respeito da China pela diversidade das civilizações torna o país um importante modelo para a promoção da paz e estabilidade em todo o mundo.

PEQUIM, March 16, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) — Há dois anos, o presidente chinês Xi Jinping introduziu a Iniciativa de Civilização Global (Global Civilization Initiative – GCI), pedindo respeitoàdiversidade cultural, promoção de valores humanos comuns, preservação e inovação das civilizações e intercâmbios internacionais mais fortes entre pessoas.

No mundo de hoje, a iniciativa tornou-se mais relevante do que nunca em meio às incertezas, turbulências e divisões.

Diante das crescentes tendências antiglobalização, Elias Jabbour, professor da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, destacou a crescente importância da GCI. Ele disse que a abordagem inclusiva da Chinaàdiversidade é um exemplo para o mundo. Em um momento em que algumas nações autoproclamadas “civilizadas” estão impondo deportações e repatriações em massa, a ênfase da China no respeito mútuo e no intercâmbio cultural está em nítido contraste, disse o professor, enquanto elogia a GCI por defender a coexistência de diversas civilizações sem impor os valores de uma nação a outra.

Guiando o mundo em direçãoàpaz

Quando Xi propôs a GCI na Reunião de Alto Nível do Diálogo com os Partidos Políticos Mundiais do PCC em março de 2023, ele citou um provérbio chinês: “Uma única flor não faz a primavera, mas cem flores florindo levam a primavera para o jardim”, destacando a vitalidade da diversidade cultural e a necessidade de abraçar várias civilizações na criação de um mundo harmonioso.

“Os países precisam defender os princípios de igualdade, aprendizado mútuo, diálogo e inclusão entre as civilizações e permitir que os intercâmbios culturais transcendam a alienação, o aprendizado mútuo transcenda os confrontos e a coexistência transcenda os sentimentos de superioridade”, disse Xi.

O compromisso da China com o diálogo da civilização foi reconhecido no final de junho, quando a ONU adotou uma resolução proposta pela China, designando 10 de junho como o Dia Internacional do Diálogo entre as Civilizações. O enviado chinêsàONU, Fu Cong, afirmou que esta iniciativa busca reorientar a atenção global para o diálogo intercultural em uma “conjuntura crítica”.

“Quando olhamos para o mundo, observamos muitas disputas, muitos conflitos e até guerras. E também há uma onda de intolerância, extremismo e populismo. Tudo isso pode encontrar suas raízes nas diferenças ou na falta de compreensão entre culturas e religiões”, disse Fu.

Uma pesquisa da CGTN com 15.574 pessoas em 40 países e regiões publicada em março de 2023, revelou que 80,3% veem várias civilizações como benéficas para o desenvolvimento global, 85% acreditam na criação de um futuro compartilhado por meio da tolerância e da cooperação, enquanto 89,6% pedem maior diálogo e abertura, e até 93,7% nos países em desenvolvimento.

As ações falam mais alto do que as palavras

A China, além de defensora também é uma verdadeira praticante.

Em novembro de 2023, Pequim sediou a primeira Conferência Mundial de Clássicos, onde mais de 400 especialistas participaram de discussões sobre civilizações clássicas. A conferência foi uma plataforma para incentivar as nações a extrair a sabedoria das tradições antigas, promovendo uma maior compreensão mútua. Desde então, a China organizou fóruns internacionais, como o Fórum Nishan sobre Civilizações Mundiais e a Conferência Internacional de Língua Chinesa, que reúne estudiosos, formuladores de políticas e especialistas culturais para explorar valores compartilhados.

A preservação cultural é um dos principais aspectos do compromisso da China com a iniciativa. O Eixo Central de Pequim, um complexo arquitetônico histórico que remontaàDinastia Yuan (1271-1368), foi oficialmente designado como Patrimônio Mundial da UNESCO em 2024. No mesmo ano, o Festival Chinês da Primavera foi adicionadoàLista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO. Esses marcos destacam a dedicação da China em salvaguardar e promover seu rico legado cultural no cenário global.

O país vem explorando e promovendo ativamente elementos da cultura tradicional chinesa, levando seu charme para o cenário global. Desde o filme de animação Ne Zha 2 alcançando o topo das bilheterias globais de filmes de animação, até o videogame Black Myth: Com Wukong ganhando popularidade internacional e o drama de dança Wing Chun se tornando um grande sucesso nos mercados estrangeiros, a China está continuamente inovando sua herança cultural.

Também fez esforços para fortalecer os intercâmbios interpessoais. No ano passado, grupos de estudantes de cidades como Dallas, Houston, Nova York e São Francisco viajaram para a China para visitar universidades, empresas e marcos emblemáticos, seguindo o compromisso do presidente Xi de 2023 de convidar 50.000 alunos ao longo de cinco anos. Nos últimos anos, a China coorganizou “Anos de Turismo” com vários países para promover o intercâmbio cultural. No final de 2024 a China já havia expandido sua política de isenção de visto para 29 países, incluindo França, Alemanha e Itália, facilitando maiores conexões globais.

Para mais informações, visite:
https://news.cgtn.com/news/2025-03-15/Two-years-on-China-s-GCI-becomes-more-vital-in-turbulent-times-1BL2FHhmmaY/p.html

Email: [email protected]


Primary Logo

GLOBENEWSWIRE (Distribution ID 9395217)

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Weliton Souza, o “Ginho”, é encontrado morto dentro de casa em Búzios

Maria de Fátima é real (no Instagram)

SAÚDE | Búzios discute cultivo de Cannabis medicinal para fins terapêuticos

TRÂNSITO | Obras na RJ-102 alteram circulação em Búzios nesta quinta-feira

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!