Search
Degradê com CSS

Caravana da Criança encerra circuito no Distrito Federal nesta sexta (5/9)

Caravana da Criança encerra circuito no Distrito Federal nesta sexta (5/9)
Caravana da Criança encerra circuito no Distrito Federal nesta sexta (5/9)

Após quatro dias de intensa circulação, a Caravana da Criança chega ao fim de sua 8ª temporada nesta sexta-feira (5/9), consolidando-se como uma das iniciativas de impacto no Distrito Federal no campo da Educação pela Arte.

Entre 2 e 5 de setembro, a trupe itinerante percorreu escolas públicas de Sobradinho, Plano Piloto, Planaltina, Gama, Samambaia e Paranoá, com apresentações e oficinas para cerca de 2.400 estudantes, além de familiares e docentes.

No dia 5/9, o encerramento conta com atividades pela manhã na EC Pedra Fundamental (Planaltina) e à tarde no Centro de Ensino Especial de Deficientes Visuais (Plano Piloto), coroando uma temporada que combina circo, música, literatura de cordel e oficinas educativas.

Mais de 30 mil estudantes alcançados desde a criação

Com a proposta de unir múltiplas linguagens e ter a música como fio condutor, a Caravana já envolveu mais de 30 mil estudantes desde sua criação. Reconhecida com menção honrosa no 1º Prêmio Paulo Freire de Educação, a iniciativa também recebeu distinções na Premiação Brasília 60 anos e na PNAB 2025, que consagram sua relevância no cenário cultural brasileiro.

Circo que semeia pertencimento

O conceito de caravana é semelhante ao de um circo itinerante, que chega, cria vínculos e segue adiante. “Cada temporada tem uma inspiração diferente. Nesta, contamos a história do próprio circo — suas tradições, personagens e memórias. É como abrir o picadeiro dentro da escola”, explica Erika Mesquita, intérprete da palhaça Berinjela.

O educador Ismael Rattis complementa que o objetivo é que “cada oficina e espetáculo fiquem na memória das crianças, criando registros emocionais capazes de provocar transformações futuras”.

O músico e sociólogo Nelson Latif, idealizador do projeto, destaca que, mesmo sem poder interferir diretamente em políticas de Estado, a Caravana consegue chegar às comunidades escolares, despertar a curiosidade e gerar pertencimento. “Esse movimento é um contraponto à força da mídia e da indústria cultural”, avalia.

Ludicidade como aprendizado

Para a professora Maria Antônia Mangueira Lopes, da Escola Classe 1 de Paranoá, o projeto, que já esteve na unidade em duas temporadas, leva a ludicidade para dentro da escola. “A Caravana da Criança trabalha a literatura, a musicalidade, explica sobre os instrumentos musicais e apresenta o circo que faz parte da nossa cultura. E as crianças amam, se divertem e aprendem”, afirma.

Inspiração que ultrapassa a sala de aula

A professora Kaysi Helena Teixeira Ribeiro, supervisora pedagógica da Escola Parque 313 e 314 Sul, ressalta o impacto da Caravana no envolvimento dos estudantes. Segundo ela, o projeto ofereceu um trabalho de muita qualidade e bem estruturado, reconhecido pelo corpo docente tanto no aspecto artístico quanto no pedagógico. “Os professores elogiaram e as crianças ficaram encantadas. Impressionadas”, conta. Ela revela que um dos exemplos mais marcantes foi a oficina de circo. “Algumas crianças já tinham experiência com balé e acrobacias, mas se depararam com outras práticas que não conheciam e imediatamente quiseram aprender”, lembra.

Para a educadora, iniciativas como a Caravana instigam e inspiram. “Provocam, da melhor forma possível, a sensibilidade, o pensamento e a poesia de viver”, afirma. Ela ainda avalia que a escola precisa ser um espaço de inspiração, além da aprendizagem. “A Caravana da Criança traz muito disso para a gente: um respiro, uma injeção de poesia, de sonoridade e de plasticidade”.

Oficinas e espetáculo interativo

Nesta edição, os estudantes participam de oficinas de percussão, literatura de cordel, contação de histórias e circo, que culminam em um espetáculo musical interativo, com estudantes e professores como protagonistas.

Quem faz a Caravana

A Caravana da Criança é formada por artistas de diferentes áreas e trajetórias, que se complementam no palco e nas oficinas. O palhaço e acrobata Atawallpa Coello, cofundador da Cia. Circo Rebote acumula mais de 25 anos de experiência e reconhecimento internacional em festivais de circo e teatro. Ao seu lado está Erika Mesquita, também acrobata e palhaça da companhia, que há duas décadas circula pelo Brasil e por diversos países com espetáculos que mesclam circo, teatro e rua. A cantora, produtora e arte-educadora Isabella Rovo integra o Coletivo Educação Pela Arte e coordena o Ponto de Cultura COEPi, além de atuar em projetos como Camerata Caipira e Zabumba de Chita. O músico e educador Ismael Rattis, formado em Música pela UnB, é percussionista de grupos como Trem Caipira e ministra oficinas em projetos culturais e sociais. O violonista, cavaquinista e sociólogo Nelson Latif tem forte presença no choro e no jazz, com carreira no Brasil e na Europa, e também integra a Camerata Caipira e o Trio Baru. O percussionista Sandro Alves, integrante do Trio Baru, se destaca pela pesquisa de ritmos tradicionais brasileiros e oficinas de percussão em projetos educativos. Completa a formação o violeiro, cantor e compositor Victor Batista, de Belo Horizonte, com álbuns autorais e atuação em arte-educação, especialmente na iniciação musical de crianças e jovens.

Serviço:

Encerramento da 8ª edição da Caravana da Criança | DF

Data: 5 de setembro de 2025

Manhã – EC Pedra Fundamental (Planaltina) | DF-015 – Chácara Largo da Pedra Rural

Tarde – Centro de Ensino Especial de Deficientes Visuais (Plano Piloto) | SGAS II Quadra 612 Sul – Asa Sul, Brasília

Atividades: espetáculo musical + oficinas de percussão, literatura de cordel, contação de histórias e circo

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

MPRJ denuncia quatro acusados por tentativas de homicídio na Orla Bardot em Búzios

ExpoRio Turismo Costa Verde debate futuro do setor e reúne especialistas em Angra dos Reis

“Jantar Por Elas” retorna ao Sobrado da Cidade em setembro para celebrar mulheres invisibilizadas na história do Rio

Praia das Pedrinhas se consolida como refúgio de turismo sustentável em Rio das Ostras

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!