Pular para o conteúdo
Search
Degradê com CSS

Marcenaria sob medida é solução em estúdios em São Paulo

Marcenaria sob medida é solução em estúdios em São Paulo
Marcenaria sob medida é solução em estúdios em São Paulo

O mercado imobiliário paulistano tem concentrado seus lançamentos em imóveis com até 45 m². O Anuário do Mercado Imobiliário do Secovi-SP mostra que, em 2024, 83% dos imóveis lançados na capital do estado de São Paulo compreendiam essa faixa de metragem, frente a 75% em 2023. A tendência segue firme em 2025, com 75% dos empreendimentos residenciais lançados até o mês de julho mantendo esse perfil.

Com a redução da metragem, cresce também a demanda por soluções de mobiliário planejado. Um exemplo recente é o projeto de um estúdio de 25 m² no bairro da Pompeia, desenvolvido pelo escritório Fetiche Design, de Paulo Biacchi e Carolina Armellini. A proposta reorganizou o espaço por meio de marcenaria multifuncional, redistribuição dos ambientes e uso estratégico de cores. 

Entre as principais modificações, estão a realocação da cozinha para a varanda e a criação de um painel que abriga cama de casal retrátil, home office embutido e armários camuflados. Toda a marcenaria do projeto foi executada em MDF BP Matt Soft Verde Mar, da Eucatex.

Ao lado da cama, o painel ripado em barra, no padrão Freijó Brasil da Eucatex, abriga os armários e o escritório embutido, onde está instalada a luminária criada por Paulo Biacchi. A solução garante continuidade visual ao ambiente, além de reforçar a funcionalidade do projeto.

“Projetos como esse mostram como o mobiliário deixa de ser apenas decorativo e passa a cumprir funções estruturais no espaço. Em metragens reduzidas, cada centímetro precisa ser bem pensado”, afirma Andrea Krause, consultora de Marketing e Inovação da Eucatex para a indústria moveleira.

Segundo levantamento do QuintoAndar, 74,9% dos moradores de imóveis com até 35 m² têm entre 21 e 39 anos. Conforme aponta o estudo, trata-se de um público que prioriza localização estratégica, acesso ao transporte público e serviços compartilhados, como coworkings, lavanderias coletivas e áreas comuns de lazer. A configuração dos móveis precisa acompanhar esse estilo de vida, com soluções que ofereçam integração e múltiplos usos.

Além da organização, os acabamentos ganham atenção. “A escolha dos materiais impacta não só no visual, mas também na durabilidade e na praticidade do dia a dia”, completa Andrea. “A indústria moveleira tem papel central nesse movimento, oferecendo soluções funcionais, modulares e versáteis, alinhadas às novas formas de morar”.

“Mais do que funcional, o resultado prova que boas ideias e criatividade podem tornar qualquer pequeno espaço acolhedor e cheio de identidade”, comenta Paulo Biacchi.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Maricá abre audição para intercâmbio no Ballet Nacional de Cuba

Governo lança nova fase do Plano Brasil Soberano com R$ 40 bilhões em crédito pelo BNDES

Projeto ‘Rio das Ostras Instrumental’ lança temporada 2025

PM apreende drogas avaliadas em R$ 58 mil em área de mata em Búzios

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

[mailpoet_form id="2"]