Search
Degradê com CSS
Publicidade

Número de academias no Brasil quase triplica em 10 anos

Número de academias no Brasil quase triplica em 10 anos
Número de academias no Brasil quase triplica em 10 anos
Publicidade

Nos últimos anos, o mercado de academias de saúde e centros de treinamento tem experimentado um crescimento expressivo no Brasil, consolidando-se como um dos setores mais promissores da economia.

Dados do Panorama Setorial Fitness Brasil 2024, elaborado pela Fitness Brasil em parceria com a EY e a Armatore Market + Science, apontam que o número de centros de atividades físicas cresceu quase três vezes em uma década, passando de 19.266 estabelecimentos em 2014 para 56.833 em 2024.

Para Roberto Rautenberg (Betão), idealizador e fundador da Ironberg, centro de treinamento focado em musculação de alta performance, o avanço do setor fitness no Brasil tem sido impulsionado por diversos fatores, principalmente com a crescente conscientização sobre a importância da saúde e do bem-estar e da busca por qualidade de vida, especialmente após a pandemia. “O aumento da preocupação com a longevidade está moldando esse mercado”.

“Além disso, a evolução das academias, com a oferta de espaços especializados e serviços premium, como treinamentos personalizados e ambientes exclusivos, também tem contribuído para essa expansão. Outro fator relevante é o aumento do poder aquisitivo, especialmente em grandes centros urbanos, onde consumidores estão dispostos a investir mais em experiências diferenciadas e de alta performance”, acrescenta o empresário.

O crescimento desse modelo de academia no Brasil reflete uma tendência global. A demanda por espaços que combinam infraestrutura de ponta, acompanhamento especializado e um ambiente motivador tem levado ao surgimento de novos empreendimentos no setor. Um levantamento da Mordor Intelligence estima que o mercado de academias de saúde e fitness tenha registrado US$ 98,14 bilhões em 2023. O estudo prevê ainda que o setor possa atingir US$ 172,95 bilhões até 2028. 

Piter Demétrio, CEO da Ironberg, afirma que o mercado global está claramente se afastando dos modelos de academias de baixo custo em favor de experiências diferenciadas, e que as marcas que combinam tecnologia, comodidade e serviços complementares terão um papel crucial nesse crescimento.

“Para atender a essa alta demanda, o setor fitness precisa apostar em inovação e personalização. A oferta de treinamentos especializados, como programas de longevidade e personal training, estará em alta. Além disso, as academias devem investir em infraestrutura de ponta, criando ambientes motivadores e exclusivos”, avalia.

Com um mercado em constante evolução, as academias brasileiras têm a oportunidade de se consolidar como referência global em inovação e qualidade. No entanto, desafios como a alta competitividade e a necessidade de adaptação às novas demandas do consumidor exigem estratégias bem definidas e investimentos contínuos.

“Algumas academias estão apostando em grandes centros de treinamento, que funcionam como verdadeiros hubs de saúde e bem-estar, incorporando serviços adicionais como espaços de recuperação, consultorias de nutrição e até mesmo serviços estéticos”, pontua o empresário.

Ironberg investe R$ 40 milhões em nova unidade

Fundada em 2020, a Ironberg conta atualmente com unidades em cidades estratégicas, como São Paulo, Santos, São Caetano, Maringá e Florianópolis. Recentemente, a marca inaugurou uma das maiores academias do mundo, em Alphaville, São Paulo, com 32 mil m² e um investimento de R$ 40 milhões.

“A nova unidade oferece um verdadeiro complexo, com uma estrutura e serviços premium, como heliponto, salão de beleza e até farmácia. O objetivo é que o local seja reconhecido como um hub de saúde e bem-estar”, revela a head de marketing da Ironberg, Norma David.

A marca também já tem novas unidades em desenvolvimento e com previsão de lançamento, sendo uma delas em Fortaleza. “O mercado fitness brasileiro, que movimenta mais de R$ 20 bilhões por ano, continua em ascensão e a Ironberg quer se posicionar para aproveitar esse crescimento, buscando oferecer serviços de alta qualidade a um público cada vez mais exigente”, finaliza David.

Para saber mais, basta acessar: http://www.ironberg.com.br

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Búzios sedia Copa FARJ de Águas Abertas 2025 na Praia da Ferradura

Memorialista Romano Lorenzi antecipa detalhes da Festa do Divino 2025 em Búzios

Cabo Frio realiza Passeio Ciclístico e Roda de Conversa no Maio Laranja

Bosque Azul terá duas novas escolas públicas com obras em fase avançada

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Publicidade
Publicidade