Search
Degradê com CSS

Falta de cuidados com a língua pode impactar a saúde

Falta de cuidados com a língua pode impactar a saúde
Falta de cuidados com a língua pode impactar a saúde

A língua é um órgão muscular, com função importante para o paladar, deglutição e a fala. De acordo com especialistas do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), a falta de higienização correta e comportamentos nocivos, como uso de álcool e tabaco, podem afetar este órgão e desencadear problemas de saúde, como a halitose e o câncer de boca.

O mau hálito é uma condição que afeta aproximadamente 50 milhões de pessoas no Brasil, o que representa cerca de 30% da população segundo a Associação Brasileira de Halitose (ABHA). De acordo com especialistas do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), há vários fatores que podem causar a halitose, entre eles a saburra lingual.

O presidente do Grupo de Trabalho de Halitose do CROSP, Dr. Mário Sergio Giorgi, explica que o fato da língua possuir uma anatomia irregular favorece o acúmulo de células epiteliais descamadas, bactérias e restos de alimentos. “Esses elementos formam a saburra lingual, que possui uma coloração branca ou amarelada”, esclarece. 

O mau hálito é um odor desagradável proveniente da cavidade oral e pode ser classificado em halitose genuína ou imaginária. “O mau cheiro está associado à cavidade oral e os principais responsáveis por essa halitose são os chamados compostos sulfurados voláteis (CSVs), que estão depositados sobre a língua (saburra). Estudos têm demonstrado também que a halitose está relacionada à diminuição da produção de saliva; portanto é necessário tomar água – pelo menos 2 litros ao dia”, ressalta o Dr. Mário Sergio. 

Para controle da halitose, o profissional diz que a remoção da saburra lingual se faz necessária, impactando até mesmo a percepção de sabores. “A remoção deve ser feita com um limpador de língua, da parte posterior para a anterior, com movimentos delicados”, orienta. 

Limpador ou escova para a higienização de línguas 

“O limpador e a escova podem ser utilizados, mas precisam ter indicação e a técnica ensinada para ter eficiência e evitar traumas”, orienta o presidente do Grupo de Trabalho de Halitose do CROSP. Dr. Mário salienta, ainda, que a remoção da saburra com limpador deve ser treinada e orientada a fim de não provocar ferimentos na língua. Para quem optar por escova de dente para a higienização, a indicação de escova deve ser com um perfil da cabeça baixo e com cerdas de nylon para, em movimentos circulares, remover o biofilme lingual. 

A língua e as doenças 

Segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), em 2024 foram registrados mais de 15 mil novos casos de câncer na cavidade oral. O presidente da Câmara Técnica de Estomatologia, Dr. Fábio Alves, afirma que o câncer de boca está mais frequentemente relacionado ao tabaco e ao álcool. “A lateral da língua e o assoalho da boca são as regiões mais afetadas”, diz. O profissional alerta para as pessoas prestarem atenção nas feridas que não se cicatrizam no período de 15 dias, pois devem ser avaliadas por um cirurgião-dentista. 

“O câncer de língua manifesta-se como úlceras persistentes, áreas avermelhadas ou esbranquiçadas, endurecidas e indolores no início. O tabagismo e o consumo de álcool são fatores de risco importantes. Se notar alterações persistentes na língua, é fundamental procurar um cirurgião-dentista para uma investigação adequada”, orienta o Dr. Fábio Alves. 

Doenças gerais 

De acordo com o presidente da Câmara Técnica de Estomatologia do CROSP, a língua pode refletir a saúde de um indivíduo. “Muitas condições/doenças sistêmicas podem ter reflexo na língua. Entre as ocorrências que podem surgir estão deficiências nutricionais por meio de anemia ferropriva -língua pálida e com sensação de ardor. Deficiência de vitamina B12 ou folato – língua avermelhada, brilhante e dolorida”, explica. 

Pacientes com imunossupressão podem apresentar candidíase oral, causando ardor e sensação de queimação. Segundo o profissional, a candidíase oral pode ser o primeiro sinal de várias condições sistêmicas, dentre elas a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS). Outra alteração da língua que pode indicar imunossupressão é a presença de linhas brancas que aparecem na borda da língua, geralmente bilaterais. Essa alteração é conhecida como língua pilosa. Doenças endócrinas como a diabetes mellitus também estão associadas ao maior risco de candidíase, língua seca e ardor.  

Uma alteração da sensibilidade comum em mulheres acima de 50 anos, conhecida como síndrome da boca ardente, pode causar sensação de queimação intensa na ponta da língua e outras regiões da boca. “Esta síndrome pode estar relacionada a alterações neurológicas e afeta muito a qualidade de vida dos pacientes”, diz o especialista em Estomatologia. 

O risco de perder a língua 

Uma das principais causas da perda de parte da língua ou sua totalidade é o câncer. “O tratamento geralmente é cirúrgico e, para a cura do paciente, requer a remoção de todo o tumor e consequentemente amputação da língua. Traumas também podem causar perda importante de estrutura da língua”, esclarece o Dr. Fábio Alves. 

Língua saudável 

O presidente da Câmara Técnica de Estomatologia do CROSP alerta que a higienização da língua deve ser feita logo após escovar os dentes, a fim de manter a saúde da boca. “A higiene da língua deve ser feita diariamente – em especial, pessoas com saburra lingual intensa devem realizar a limpeza pelo menos duas vezes ao dia”, recomenda. 

A alimentação e a hidratação também são importantes para a manutenção da saúde bucal: “beber água regularmente ajuda a manter a boca limpa e evita o acúmulo excessivo de biofilme. Alimentos fibrosos (como maçã, cenoura e pepino) auxiliam na remoção mecânica de resíduos da língua”, conclui o especialista. 

 

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Tesoura, barba e escuta: o barbeiro que mudou a rotina masculina em Búzios

Mutirão da Rede Mãe à Mãe marca semana do autismo em Búzios

Boletim semanal de vagas em Búzios segue com novas oportunidades

Briga por ponto de tráfico leva à morte de dois homens em Búzios

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!