Search
Degradê com CSS

Médico mostra em livro de crônicas que ouvir também é cuidar

Médico mostra em livro de crônicas que ouvir também é cuidar
Médico mostra em livro de crônicas que ouvir também é cuidar

Escutar, interagir e acolher os pacientes faz parte do processo de cura e, nos casos de doenças ameaçadoras à vida, promove qualidade de vida até o final, tanto para o paciente quanto para a família. O médico paliativista Arthur Fernandes conta em seu segundo livro, “Entre Ouvidos e Palavras” (Editora Fábrica de Cânones), na forma de crônicas, os relatos de sua vivência como Médico de Família e Comunidade, em que aprendeu sobre o poder das palavras, escritas e ditas, do silêncio e, sobretudo, da escuta.

O resultado dessa experiência está registrado em 98 textos que abordam situações tristes e divertidas, mas sempre tocantes. Um livro para profissionais, pacientes, familiares e todos os interessados em pessoas.

A obra traz ainda sinopse da Dra. Maria Goretti Maciel, Diretora do Serviço de Cuidados Paliativos do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo, fundadora e ex-presidenta da Academia Nacional de Cuidados Paliativos e, em diversas frentes de atuação, figura fundamental para o desenvolvimento dos Cuidados Paliativos no Brasil.

Sinopse

Na residência em Medicina de Família e Comunidade, um incômodo começou a tomar conta do médico assistente (em formação) Arthur Fernandes. Ele sentia necessidade de responder à pergunta “o que fazer com as histórias das pessoas?”. E foram muitas histórias sobre dor, perda, luto, tristeza, sofrimento. E também sobre alegria, superação, agradecimento e valorização. Algumas muito rápidas, em consultas no acolhimento do serviço e outras longas, apresentadas em pedaços que iam se juntando um encontro após o outro. Então ele resolveu fazer alguma coisa: contá-las neste livro, divididas em 98 crônicas tocantes, às vezes também tristes ou divertidas.

Sobre o autor

Entre os estados do Rio Grande do Norte e Pernambuco, passando pelo Ceará, Arthur Fernandes se fez Médico de Família e Comunidade e Paliativista. Atualmente é Secretário-geral da ANCP (Academia Nacional de Cuidados Paliativos) e diretor do Departamento de Comunicação da SBMFC (Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade). Hoje atuando no Distrito Federal, segue escutando histórias de quem cuida – residentes e estudantes de Medicina – e de gente que precisa de cuidados − os pacientes.

Serviço

Lançamento livro “Entre Ouvidos e Palavras”

Data: 19/03/2025

Horário: das 19h às 21h

Local: Oikos Family Office, SHIS QL 8, Cj. 1, Casa 13, Brasília (DF).

Mais informações:

Instagram do autor: @ouvindogente

Instagram da editora: @fabricadecanones

 

 

 

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Escolas municipais de Búzios celebram Dia das Mães com atividades para 735 estudantes

Em documentário, filhas de Gloria Maria revivem memórias na casa de Búzios

Fiscalização identifica descarte irregular e desmatamento em Cabo Frio

José Gonçalves ganha novo campo e escolinha de futebol noturna em Búzios

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!