Search

Número de alunos com Transtorno do Espectro Autista no Brasil dobra desde 2017

Número de alunos com Transtorno do Espectro Autista no Brasil dobra desde 2017
Número de alunos com Transtorno do Espectro Autista no Brasil dobra desde 2017

A presença de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) vem crescendo no país, em 2017, o número de alunos atípicos em escolas públicas e particulares não chegava a 100 mil, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Atualmente, esse número ultrapassa a marca de 200 mil novas matrículas, diz o Inep. “Para estarem alinhadas a esse movimento de crescimento, as escolas e instituições de ensino devem acompanhar, com o rigor da lei, a promoção de atendimento especializado para lidar com as crianças e jovens com TEA”, diz Alessandra Freitas, especialista em aprendizagem e alfabetização.

Falta de qualificação atrapalha

Para Alessandra, a falta de preparo das escolas e professores ainda é um número alto e preocupante. “A formação qualificada para o atendimento especializado em escolas caminha em passos lentos, e isso é preocupante. A cada dia que passa temos mais alunos com transtorno do espectro autista estudando em escolas com falta de preparo adequada para recebê-los”.

Com o intuito de ajudar tanto professores quanto famílias, Alessandra fundou o Mundo Autis, uma plataforma de suporte que oferece recursos, conhecimentos e estratégias para o desenvolvimento de profissionais que buscam realizar o atendimento educacional de alunos autistas. “O Mundo Autis surgiu com a proposta de oferecer um acompanhamento completo às famílias e professores, auxiliando em todas as etapas da vida de uma pessoa autista, e, ao mesmo tempo, fortalecendo os laços familiares e promovendo o desenvolvimento educacional”, explica Alessandra.

Alfabetiza Autis: capacitação prática

Alessandra disponibiliza o Alfabetiza Autis, uma formação voltada para a capacitação de educadores de alunos do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental. O curso foi estruturado com base em 10 pilares essenciais, divididos em 40 horas, sendo oito por semana, onde 20 são destinadas às aulas e o restante para o atendimento individualizado para dúvidas.

O Alfabetiza Autis visa preparar os professores para elaborar planos de ensino individualizados, adaptar materiais pedagógicos e acompanhar o progresso de alunos autistas de maneira eficaz.

O programa busca oferecer aos educadores as ferramentas necessárias para atender às necessidades dos alunos com TEA, com uma abordagem prática e inclusiva. A formação tem como objetivo proporcionar a capacitação necessária para que os docentes possam aplicar métodos personalizados de ensino, contribuindo para a integração e o aprendizado de todos os alunos, independentemente de suas diferenças.

Para mais informações sobre o curso Alfabetiza Autis, basta acessar o site www.mundoautis.com.br ou entre em contato pelo WhatsApp: (16) 99193-6113.

Noticiário das Caravelas

Matérias Relacionadas

Câmara de Búzios aprova pagamento de incentivo a agentes de saúde

Sesc Verão 2025 em Cabo Frio tem shows de Dudu Nobre e Victor Kley no fim de semana

Cine Bardot apresenta o indicado ao Oscar Emilia Perez neste fim de semana

Festival de Torresmo e Churrasco de Chão agita Arraial do Cabo neste fim de semana

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!