Search

Educador fala sobre cuidados necessários contra o afogamento infantil

Educador fala sobre cuidados necessários contra o afogamento infantil
Educador fala sobre cuidados necessários contra o afogamento infantil

Todos os anos, quase 250 mil pessoas perdem a vida por afogamento, sendo quase 82 mil delas crianças de um a 14 anos. Segundo a Organização Mundial da Saúde, OMS, as crianças menores de quatro anos são as que correm maior risco.

No Brasil, em prol da conscientização contra o afogamento infantil, foi criado o Dia Nacional de Prevenção ao Afogamento Infantil que é celebrado dia 14 de abril, em homenagem a Susan Delgado, que morreu afogada aos dois anos de idade.

O afogamento acontece de maneira rápida e silenciosa, geralmente quando a criança está sem supervisão. Em dois minutos debaixo d’água, ela pode perder a consciência, e em quatro minutos, os danos no cérebro podem ser irreversíveis. Como as crianças de até quatro anos têm a cabeça mais pesada que o corpo, elas não conseguem se levantar sozinhas e nem reagir rápido em situações de perigo. Por isso, podem se afogar até em recipientes com só 2,5 cm de água.

Educação aquática infantil

O educador Arthur Dias Rezende, ex-atleta, especialista em educação aquática e fundador da Tio Arthur Academia, destaca algumas formas de prevenção contra o afogamento infantil e a importância da iniciação das crianças nas aulas de natação. “Existem vários meios de prevenir o afogamento infantil, como a construção de tela protetora ao redor da piscina, supervisão constante e, principalmente, a inserção da criança em aulas de natação. Além disso, é muito importante estimular o uso de colete salva-vidas e não de boias, porque podem estourar e virar facilmente”, afirma Arthur.

As aulas de natação desde cedo na vida da criança beneficiam na parte física, motora, cognitiva e intelectual da criança, fazendo com que ela desenvolva maior autossuficiência.

“Muitos acidentes relacionados ao afogamento se dão pela confiança no óbvio, ou seja, a falta de instrução dada às crianças pelos pais por acreditarem no senso comum. O índice de afogamento infantil no Brasil é um dos mais crescentes atualmente, e por isso é necessário evidenciar o tema em qualquer oportunidade”, explica Arthur.

O educador completa com a importância de entregar um momento descontraído e didático, que mescle a diversão com o aprendizado e prenda a atenção das crianças. “Dá para se divertir enquanto aprende uma habilidade crucial para salvar vidas, temos que fazer tudo que vá a favor do fim do afogamento infantil”, finaliza o especialista.

Sobre Tio Arthur

Inaugurada por Arthur Dias Rezende em 2015, a escola de natação Tio Arthur realizava o atendimento a domicílio, em 2022 foi inaugurado o primeiro espaço físico dedicado exclusivamente a natação infantil no Brasil, com mais de 1.200m², a Tio Arthur Academia Infantil conta com duas piscinas tratadas com sistema salinizado, cabines de banho infantis e áreas personalizadas para pais e crianças, além de uma equipe altamente treinada.

Além das atividades aquáticas, a mais recente atualização do espaço foi a inclusão das salas de aula de jiu-jitsu, dança e funcional infantil.

Arthur Dias Rezende, além de educador e empreendedor, é ex-atleta de natação que depositou sua paixão na criação de um lugar onde a saúde física e mental das crianças vem em primeiro lugar. Hoje, Arthur atua não apenas como gestor, mas como palestrante e mentor, compartilhando sua experiência para inspirar outros empreendedores e educadores.

“Na Tio Arthur Academia Infantil fazemos com que as crianças aprendam de maneira leve e divertida, mas sempre com segurança. Mostramos que, além da diversão, a natação ajuda na desenvoltura de diferentes aspectos na saúde da criança”, diz o educador.

Noticiário das Caravelas

Matérias Relacionadas

Esporte e inclusão marcam o Verão em Arraial do Cabo: Competições e pportunidades para jovens talentos

Estado do Rio registra aumento de 16,72% nos casos de dengue em 2025

Pescadores artesanais de São Pedro da Aldeia devem solicitar Seguro Defeso até março

Campeonato Amador de Beach Soccer de Barra de São João começa nesta sexta (17)

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Rolar para cima