Pular para o conteúdo
Search
Degradê com CSS

Novo tratamento para câncer de próstata chega a Brasília

Novo tratamento para câncer de próstata chega a Brasília
Novo tratamento para câncer de próstata chega a Brasília

Um avanço significativo no tratamento do câncer de próstata metastático resistente à castração acaba de chegar a Brasília. O medicamento à base de Vipivotida Tetraxetana – 177Lu (Pluvicto@, Novartis), recentemente aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), representa uma abordagem inovadora que combina terapia-alvo com um elemento radioativo para atingir diretamente as células cancerígenas.

Essa inovação terapêutica representa um importante avanço no combate ao câncer de próstata avançado. Com uma abordagem precisa e direcionada, a terapia radioligante reduz os efeitos colaterais em comparação com os tratamentos tradicionais, permitindo melhor tolerabilidade e adesão dos pacientes.

Como funciona a terapia?

A terapia radioligante utiliza uma substância capaz de se ligar seletivamente a uma proteína expressa pelas células do câncer de próstata (PSMA). Ao se conectar a essas células, o medicamento transporta um componente radioativo, que emite radiação localizada, destruindo as células tumorais sem causar danos significativos aos tecidos saudáveis ao redor.

Indicação e benefícios

Esse tratamento é indicado para pacientes adultos com câncer de próstata metastático resistente à castração, positivo para PSMA, que já tenham recebido tratamento com inibidores da via do receptor de andrógeno e quimioterapia baseada em taxano. Estudos clínicos demonstraram que a terapia pode reduzir em até 40% o risco de progressão da doença e de mortalidade, proporcionando uma nova opção para pacientes que não responderam às abordagens convencionais.

O médico nuclear Renato Barra destaca: “Essa nova alternativa traz esperança para pacientes com câncer de próstata avançado, melhorando qualidade de vida”.

Acesso ao tratamento

Inicialmente disponível em hospitais e clínicas privadas, a terapia radioligante requer uma avaliação detalhada antes de sua administração, incluindo exames como PET/CT com PSMA e revisão dos exames laboratoriais e de imagem.

O tratamento consiste em seis aplicações intravenosas, realizadas com intervalos de aproximadamente seis semanas entre cada sessão, sem necessidade de internação.

Um novo horizonte no tratamento do câncer de próstata

Com aprovação internacional por agências como FDA (EUA) e EMA (Europa), essa tecnologia se apresenta como um marco na medicina nuclear e na luta contra o câncer de próstata. Sua chegada a Brasília amplia as possibilidades terapêuticas para pacientes que buscam alternativas inovadoras para o tratamento da doença.

Para mais informações sobre a disponibilidade e critérios de elegibilidade para o tratamento, basta consultar um médico especialista ou entrar em contato com o IMEB – Imagens Médicas de Brasília pelo site: www.imeb.com.br ou telefone (61) 3326-0033.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Prefeito de Búzios confirma avanço nas discussões sobre Taxa de Turismo Sustentável

Outubro Rosa mobiliza Estado do Rio e municípios da região com ações de prevenção ao câncer de mama e colo de útero

Documentário resgata história do Canal Campos-Macaé no 1º Circuito Macaense de Cinema Independente

Cabo Frio celebra diversidade com show de Ana Carolina na 20ª Parada do Orgulho LGBTI+

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

[mailpoet_form id="2"]