Pular para o conteúdo
Search
Degradê com CSS

Reflexão sobre natureza guia instalação em mostra

Reflexão sobre natureza guia instalação em mostra
Reflexão sobre natureza guia instalação em mostra

A mostra Despertar, organizada pela loja da marca de camas e colchões REVEEV, apresenta espaço o Aeris, ambiente desenvolvido pelo estúdio de arquitetura we.arch. A instalação busca traduzir a relação entre os elementos água e ar por meio de recursos visuais, funcionais e simbólicos, articulando design, memória e reaproveitamento de materiais.

O projeto parte da ideia de representar a água como origem e repouso, com uma cama em tons de azul que ocupa posição central no espaço. O ar, associado ao movimento e ao caráter invisível, é trabalhado em uma escultura suspensa que se integra ao ambiente. “A ideia foi criar um espaço que sugere a passagem do tangível ao intangível”, afirma Stéphanie Lucchese Borsatto, arquiteta da we.arch responsável pelo projeto.

Além da interpretação de elementos naturais, o Aeris coloca em pauta o uso de materiais reaproveitados e a valorização do design brasileiro. O ambiente reúne peças como a cama e o banco Serrat, assinados pelo designer Bruno Faucz, e a escultura aérea do artista plástico Jean Tomedi.

Outro componente é a instalação de parede formada por 56 globos de vidro de luminárias do modelo conhecido como “bico de jaca”, fabricadas entre as décadas de 1970 e 1980 e hoje em desuso. Ressignificados em conjunto com uma penteadeira concebida pelo próprio escritório, esses elementos resgatam referências de uso cotidiano, ao mesmo tempo, em que assumem nova função estética e simbólica.

De acordo com Maria Fernanda Wiethorn Aliano, fundadora e CEO da we.arch, a proposta é criar um espaço de observação a partir de objetos e materiais já existentes. “Cada detalhe foi pensado para estimular a percepção de quem vivencia o espaço”, afirma.

O conceito do Aeris se estrutura na interação entre água e ar, explorando como esses elementos podem ser percebidos em um ambiente construído. O projeto utiliza volumes, texturas e uma paleta de cores definida para propor uma experiência de pausa, contemplação e reflexão sobre a relação entre natureza e arquitetura.

A mostra Despertar segue a linha de apresentar propostas de escritórios de arquitetura que exploram a criação de ambientes autorais e experimentais. No caso do Aeris, o foco está na combinação entre linguagem arquitetônica, referências da natureza e o debate sobre o reaproveitamento de materiais, em uma perspectiva que conecta passado e presente.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Festival do Peixe – Mulheres d’Água celebra identidade, cultura e a força feminina em Búzios

Pastora Cris toma posse como vereadora em Búzios após retornar de congresso religioso

Câmara de Búzios aprova 13º salário e férias remuneradas para vereadores

MPF aciona Justiça para obrigar retirada de cabras da Ilha Feia e recuperar área degradada em Búzios

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

[mailpoet_form id="2"]