Search

Planejamento financeiro é essencial para o período de férias

Planejamento financeiro é essencial para o período de férias
Planejamento financeiro é essencial para o período de férias

Com o mês de janeiro chegam as férias, período muito esperado por muitas pessoas. Cerca de um terço dos brasileiros pretende viajar no verão e injetar R$ 148,3 bilhões na economia. É o que aponta o levantamento Tendências de Turismo Verão 2025 – Comportamento da População Brasileira, divulgado pelo Ministério do Turismo.

A pesquisa revela que 59 milhões de pessoas (35% da população do país) planejam viajar a lazer até fevereiro de 2025. Mas, para desfrutar os momentos de lazer, relaxamento, as belezas e as potencialidades de cada destino, com menos preocupações, o planejamento financeiro é essencial.

De acordo com a diretora regional da Unicred do Brasil – Núcleo Multirregional, Carolina Ramos, a organização prévia é o passaporte para férias tranquilas. “O primeiro passo é calcular todos os gastos que a viagem pode envolver, como transporte, hospedagem, alimentação, passeios e compras. Isso ajuda a evitar surpresas e gastos fora do planejado”, explica.

Seguros – Para viagens internacionais, a contratação de um seguro viagem é indispensável, segundo a especialista. “Além de ser exigido em muitos países, o seguro cobre despesas imprevistas, como emergências médicas ou extravio de bagagens”, diz.

Cartão de crédito – O cartão de crédito é uma alternativa prática e segura como modalidade para o pagamento no exterior. Nesse caso, deve-se observar se a instituição financeira possui taxas extras, spreads e até o valor do dólar adotado para ter surpresa na fatura.

Apesar de ser boa opção, o uso do cartão requer atenção. “Ele oferece benefícios como programas de fidelidade e acesso a salas VIP em aeroportos, dependendo da categoria. No entanto, é preciso verificar taxas, como IOF e o tipo de dólar aplicado nas transações. Na Unicred, por exemplo, possuímos spread zerado e uma taxa de moeda mais em conta, o dólar Ptax”, ressalta a diretora.

Câmbio – Antecipar a compra de moedas estrangeiras é outro ponto fundamental antes de embarcar para outros países. “Acompanhe as variações cambiais e evite adquirir moeda em locais com altas taxas, como aeroportos e shoppings. Fazer isso em instituições de confiança e com antecedência garante melhores cotações”, recomenda Carolina.

Segundo a diretora, por meio de planejamento adequado e decisões financeiras inteligentes, é possível aproveitar as férias ao máximo, sem comprometer o orçamento ou a tranquilidade. “Descanso é sinônimo de bem-estar e alegria, e isso começa com organização”.

Noticiário das Caravelas

Matérias Relacionadas

Maricá estreia no Cariocão 2025 contra Botafogo e busca surpreender na competição

Defesa Civil emite alerta laranja para Região Serrana de Macaé com previsão de fortes chuvas e ventos

Joice Costa assume Secretaria de Administração de Búzios com foco em servidores e PCCR

Delegada Flávia Monteiro assume comando da 127ª DP em Búzios

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Rolar para cima