Pular para o conteúdo
Search

Produtos falsificados podem causar prejuízos ao consumidor

Produtos falsificados podem causar prejuízos ao consumidor
Produtos falsificados podem causar prejuízos ao consumidor

Na era da tecnologia, os equipamentos eletrônicos se tornaram itens indispensáveis no dia a dia da população. Projetados para facilitar as tarefas cotidianas e a comunicação entre os indivíduos, fabricantes de aparelhos eletrônicos investem em qualidade e eficiência para atrair cada vez mais consumidores.

No entanto, a busca por itens com valor mais baixo e que caibam no orçamento tem levado a contrabandos que podem prejudicar o cliente final. Segundo uma pesquisa realizada pela Fundação Procon-SP, cerca de 63% dos entrevistados dizem já ter recebido um produto falsificado ao invés do original. Entre eles, 33,79% responderam que o fato ocorreu diversas vezes.

Para o CEO da Global Projetores, Eduardo Vieira, muitos consumidores são atraídos pelo preço baixo de alguns produtos, mas não se atentam às especificações técnicas e a fatos importantes como prazos de garantia e se existem centros técnicos autorizados para possível manutenção do item.

“Infelizmente, muitas fabricantes têm produzido equipamentos de baixa qualidade e, consequentemente, com preços menores, idênticos aos de grandes marcas, a fim de conquistar mercado. Isso faz com que o consumidor acabe caindo em armadilhas e compre produtos falsificados, longe das reais especificações”, comenta Eduardo.

O especialista afirma ainda que esses produtos podem dar problemas com maior frequência, além de terem uma vida útil reduzida e o valor de um possível conserto não compensar para o consumidor. “O ideal é que a pessoa compre itens de marcas reconhecidas no mercado, que ofereçam garantia e uma rede técnica especializada. Fuja de produtos falsificados para evitar dor de cabeça no futuro”, avalia.

Atenção para a compra de produtos originais

Eduardo afirma que o passo mais importante é procurar o item desejado diretamente nas lojas oficiais dos produtos, seja pela internet ou em ambiente físico. “Procure sempre pelo fabricante ou pelo distribuidor do produto e peça a lista de lojas autorizadas para a revenda. Geralmente, também é possível obter os locais que prestam serviços de manutenção e oferecem peças de reposição também originais”.

O especialista ressalta ainda que um fator importante que pode diferenciar um item original de um falsificado, principalmente no setor de projetores, é a garantia oferecida no momento da venda. “Embora muitas lojas falem que tem garantia, o ideal é ligar para o fabricante ou distribuidor e confirmar se a mesma é uma revendedora autorizada”.

“Se a compra for realizada em uma revenda autorizada, a garantia tende a ser maior, variando de um a cinco anos, a depender da marca. Além de você não depender da loja onde comprou, caso ocorra algum problema, é possível levar a qualquer autorizada. Se um vendedor diz que o item não tem garantia, desconfie. Mesmo assim, tratando-se de um item durável, como é o caso de um projetor, a loja é obrigada a dar garantia de três meses”, completa Eduardo.

Sobre a Global Projetores

Há quase 30 anos no mercado, a Global Projetores é autorizada pelas principais marcas de projetores e oferece produtos como telas de projeção, projetores, home teathers, e demais acessórios de marcas voltadas ao mundo corporativo, para projetos de imagens em igrejas e uso residencial.

Para saber mais, basta acessar: https://www.globalprojetores.com.br/

Noticiário das Caravelas

Matérias Relacionadas

Torneio de Golfe do Clube Aretê destaca talento e espírito esportivo

Amanrasa lança cartilha para orientar moradores a registrar reclamações sobre falta de energia elétrica em Búzios

Região dos Lagos celebra Bandeira Azul em seis praias para a temporada 2024/2025

São Pedro da Aldeia ilumina espaços públicos com decoração natalina

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!