Pular para o conteúdo
Search

Especialistas destacam esforços internacionais para a criação de Guangdong-Hong Kong-Macau como potência de inovação

GUANGZHOU, China, Nov. 20, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) — O Greater Bay Area Science Forum 2024, ocorrido entre 16 e 18 de novembro, marcando a primeira vez que o evento foi coorganizado pelo Governo da Província de Guangdong, pelo governo da Região Administrativa Especial de Hong Kong (RAEHK) e pelo governo da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM). A criação colaborativa de uma potência de pesquisa na Grande Área da Baía (GBA) surgiu como um principal tópico entre funcionários do governo, organizações internacionais, cientistas e representantes de empresas durante o fórum.

Wang Weizhong, governador da província de Guangdong, destacou os progressos alcançados nos últimos cinco anos, incluindo o aprofundamento da cooperação em mecanismos institucionais, alocação de recursos e grandes projetos. Esses esforços avançaram o GBA como um centro global de inovação tecnológica e desenvolvimento de talentos. O cluster de ciência e tecnologia “Shenzhen-Hong Kong-Guangzhou” ocupa o segundo lugar mundial em índices de inovação há cinco anos consecutivos.

John Lee, diretor executivo da RAEHK, destacou o papel de Hong Kong como uma das principais cidades do GBA. Ele expressou o compromisso de complementar os pontos fortes de outras cidades da região e contribuir para sua transformação em um centro internacional de ciência e inovação.

O Chefe do Executivo de Macau, Ho Iat Seng, enfatizou a dedicação de Macau ao avanço da inovação científica e da educação, particularmente a sua participação ativa no corredor de inovação “Guangzhou-Shenzhen-Hong Kong-Macau”. Ele pediu uma maior colaboração entre Macau e a comunidade científica global para atrair os melhores talentos, fomentar as indústrias emergentes e aumentar a competitividade da região.

O presidente da Academia Chinesa de Ciências (CAS), Hou Jianguo, descreveu a GBA como uma das regiões mais abertas e economicamente vibrantes da China, com uma mistura única de inclusão cultural e sinergia inovadora. Ele pediu uma colaboração mais forte dentro da GBA para impulsionar a inovação original, superar desafios tecnológicos críticos e integrar a ciência, a educação e a indústria e, ao mesmo tempo, o aumento da cooperação internacional.

Xue Qikun, acadêmico do CAS e presidente da Southern University of Science and Technology, destacou o foco do fórum em promover a ciência aberta e colaborativa desde a sua criação em 2021. Ao reunir especialistas globais, o fórum tornou-se um centro de discussão de questões científicas de ponta, tecnologias disruptivas e indústrias emergentes.

Bai Chunli, Presidente do fórum e acadêmico do CAS, enfatizou a necessidade de a comunidade científica global aumentar a confiança, abraçar a colaboração internacional e enfrentar desafios como mudanças climáticas e ética tecnológica. Ele também defendeu abordagens inovadoras de governança e cooperação no cenário global da ciência e tecnologia.

O ganhador do Prêmio Nobel Barry J. Marshall compartilhou sua conexão de uma década com Shenzhen e suas atividades colaborativas na GBA. “Estamos preparados para aprofundar nossas parcerias no futuro”, disse Marshall.

O fórum contou com palestras sobre tópicos como produtividade emergente, ciência aberta, neutralidade do carbono, inteligência artificial e ciências da vida, oferecendo novos insights para a inovação tecnológica na GBA e além.

Fonte: The Organizing Committee of The Greater Bay Area Science Forum 2024


Contato: Ms. Ren, Tel.: 86-10-63074558.

GLOBENEWSWIRE (Distribution ID 9277101)

Noticiário das Caravelas

Matérias Relacionadas

Sustentabilidade e Segurança: ACVPC reforça ações em prol da Praia das Caravelas, em Búzios

Região dos Lagos tem fim de semana repleto de eventos culturais e gastronômicos

Rio Macaé é declarado Área Estadual de Interesse Turístico

Maricá abre Mostra Cultural de Final de Ano com programação diversificada em Itaipuaçu

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!