Search
Degradê com CSS

Brasileiro conquista vaga na Kansas City Symphony

Brasileiro conquista vaga na Kansas City Symphony
Brasileiro conquista vaga na Kansas City Symphony

O violinista brasileiro Ayrton Pisco, natural de Brasília, foi admitido para o naipe dos violinos da Kansas City Symphony, uma das principais orquestras dos Estados Unidos, composta por 80 músicos e regida pelo maestro alemão Matthias Pintscher. Ayrton passou por um rigoroso processo seletivo que envolveu mais de 200 candidatos de todo o mundo para apenas duas vagas. Ayrton é o único latino-americano atualmente na Kansas City Symphony.

Segundo ele, o processo de admissão é baseado puramente no desempenho musical. “Nos EUA, não tem entrevista ou indicação, é tudo por meio de audição às cegas. Os jurados ficam do outro lado da cortina e o desafio é tocar os trechos mais complexos das músicas da orquestra”, explicou Pisco.

Filho de músicos, Ayrton começou sua trajetória no violino aos 3 anos sob a influência do pai, Ayrton Macedo Pisco, maestro e professor em Brasília. Sua formação acadêmica e artística inclui diplomas pelas universidades de Yale, Southern California (USC) e San Diego State University (SDSU). Além disso, foi bolsista de renomadas orquestras e festivais, como Los Angeles Philharmonic, Tanglewood Music Center e Aspen Music Festival.

Premiado em diversos concursos nacionais e internacionais, Pisco já se apresentou em prestigiadas salas de concerto, como a Carnegie Hall e a Walt Disney Concert Hall, nos EUA, também na Berliner Philharmonie, na Alemanha, na Philharmonie de Paris, na França, na Royal Concertgebouw, na Holanda, e na Suntory Hall, no Japão. Ele colaborou com regentes e músicos de renome, incluindo Zubin Mehta, Gustavo Dudamel e Esa-Pekka Salonen. “Na música clássica, não importa muito quem você é, sua aparência ou que língua você fala. Se você toca bem e é determinado, há espaço”, afirmou.

A trajetória de Ayrton reflete os desafios enfrentados por músicos brasileiros no cenário internacional. Ele acredita que o acesso limitado a recursos no Brasil, em comparação aos EUA e Europa, pode dificultar o desenvolvimento de talentos. “Em países europeus e nos EUA há mais tradição, cultura, professores e bolsas de estudo. Isso faz muita diferença”, disse.

Admitido em agosto deste ano, Ayrton agora se prepara para uma nova fase na carreira, unindo sua bagagem cultural à excelência técnica exigida pela Kansas City Symphony, que este ano realizou sua primeira turnê na Europa, consolidando ainda mais sua posição de destaque no cenário internacional.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Fim de semana tem jazz, rock, gastronomia e bem-estar nas cidades da região

Justiça Eleitoral de Búzios anula votos de candidato flagrado com dinheiro e material de campanha no dia da eleição

Advogado nega fuga de professor acusado de assédio em Búzios: “Ele jamais se escondeu”

Dia da Pizza em Búzios: os cinco melhores lugares para celebrar com sabor e criatividade

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!