Pular para o conteúdo
Search
Degradê com CSS

Neuroarquitetura integra luxo e redefine espaços

Neuroarquitetura integra luxo e redefine espaços
Neuroarquitetura integra luxo e redefine espaços

Cores neutras, materiais naturais, texturas e fragrâncias personalizadas passam a ser utilizados em projetos arquitetônicos que buscam integrar estética e bem-estar. Essa linha de atuação é conhecida como neuroarquitetura.

A proposta consiste em projetar ambientes considerando como o cérebro reage a estímulos espaciais, com o objetivo de favorecer conforto, sensação de pertencimento e equilíbrio. Para Maria Fernanda Wiethorn Aliano, fundadora do estúdio de arquitetura we.arch, do Grupo FG, trata-se de uma mudança de paradigma. “A casa deixou de ser apenas abrigo. Hoje ela reflete quem somos e o que sentimos. Por isso, cada detalhe precisa ter intenção”, afirma.

Na prática, o trabalho da we.arch começa com uma escuta cuidadosa: um briefing que mapeia memórias afetivas, hábitos, sensações de conforto e referências visuais. “Projetar com base na neurociência é entender o que aquele cliente precisa para se sentir bem, e traduzir isso em forma, cor, temperatura e luz”, explica Maria Fernanda.

A estética minimalista e a sofisticação silenciosa dos projetos do estúdio são resultados dessa escuta. “O luxo hoje está nos detalhes essenciais. Um espaço com ventilação cruzada, luz natural e peças que têm significado vale mais do que qualquer modismo”, afirma. Para ela, a neuroarquitetura já deixou de ser uma tendência. “O mercado exige mais consciência. As pessoas buscam ambientes que acolham, tragam presença e ajudem a desacelerar. Nosso papel como arquitetos é oferecer essa experiência.”

Mesmo sem uma grande reforma, é possível aplicar princípios da neuroarquitetura em casa. Segundo Maria Fernanda Wiethorn Aliano, fundadora da we.arch, pequenas mudanças já podem gerar impacto positivo no seu bem-estar, como:

Aproveitar a luz natural
A proposta pode influenciar o humor, o sono e a produtividade. Sempre que possível, abrir janelas e cortinas durante o dia, reposicionar móveis para deixar áreas de uso próximas da luz natural e evitar bloquear a entrada de sol com objetos ou cortinas pesadas. Isto ajuda a regular o ritmo biológico e tornar o ambiente mais vivo e acolhedor.

Escolher materiais naturais
Madeira, algodão, pedras, cerâmicas e fibras como linho ou rattan possuem propriedades táteis e visuais capazes de transmitir conforto, acolhimento e conexão com a natureza. Agradar ao toque, envelhecer bem e reforçar a sensação de atemporalidade nos ambientes.

Reduzir estímulos visuais
Ambientes com excesso de informação visual geram cansaço mental. Optar por paletas de cores neutras, manter superfícies limpas e evitar excesso de objetos decorativos. Contribuir para a sensação de calma e foco — especialmente em espaços de descanso, como quartos e salas.

Incluir memórias no décor
Peças que remetem à história — como foto de família, objeto de viagem ou móvel herdado — aumentam a sensação de pertencimento e conforto. Ajudar o cérebro a reconhecer o espaço como familiar e seguro, fortalecem vínculo afetivo com a casa.

Usar aromas sutis
A aromaterapia é uma aliada da neuroarquitetura. Fragrâncias como lavanda, capim-limão ou baunilha, quando usadas com moderação, evocar sensações de relaxamento, frescor ou acolhimento. Utilizar difusores, velas e sprays de ambiente como formas simples de trazer estímulo sensorial para o cotidiano.

A neuroarquitetura aplica fundamentos da ciência e do comportamento humano no planejamento de espaços, propondo novas formas de compreender a relação entre pessoas e ambientes de moradia. Para Maria Fernanda, essa é a direção da arquitetura no presente e no futuro. “Projetar com alma, presença e propósito é o que transforma um espaço em lar”, conclui a especialista.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Quebra-molas instalado pelo DER-RJ sem aviso causa caos no trânsito em Búzios; Prefeitura esclarece

Haber Produções abre inscrições para evento online de criptoarte em Macaé

Novos cursos gratuitos do SENAC em Búzios têm foco na capacitação de mulheres

Espetáculo “Corpos em Canção” celebra o feminino com músicas de Chico Buarque em São Pedro da Aldeia

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

[mailpoet_form id="2"]