Search
Degradê com CSS

Adoçantes culinários não são todos iguais

Adoçantes culinários não são todos iguais
Adoçantes culinários não são todos iguais

Os adoçantes culinários podem ser grandes aliados para quem deseja substituir o açúcar nas receitas. Mas existem diferenças entre os adoçantes culinários tradicionais e os adoçantes culinários aerados, que podem estar na forma, textura e calorias, influenciando no seu uso e na percepção do sabor. 

Os adoçantes culinários são compostos por edulcorantes, como sucralose, estévia, xilitol, eritritol e sacarina, entre outros. Alguns desses edulcorantes têm um poder de dulçor tão intenso que precisam ser combinados com um veículo para adicionar volume e facilitar o uso em receitas.

O edulcorante sucralose puro, por exemplo, é 600 vezes mais doce que o açúcar, tornando difícil medir proporções corretas sem um veículo como a maltodextrina, que também pode ser aerada para reduzir calorias, além de criar uma textura muito mais leve.

A Linea Alimentos, uma das principais empresas de produtos sem adição de açúcar do país, produz a sucralose culinária aerada. O produto pode ser utilizado em receitas nas mesmas medidas que o açúcar, mas com muito menos calorias. Uma colher de sopa de açúcar pesa 20 gramas, enquanto a mesma medida de sucralose aerada contém apenas 1,2 grama de adoçante. Com relação às calorias, a diferença também é grande. Uma colher de sopa do adoçante aerado tem cerca de 4 kcal, enquanto a de açúcar tem cerca de 80 kcal. “Uma xícara de adoçante culinário aerado pesa 10 vezes menos que uma xícara de açúcar. Por isso, com adoçantes aerados é possível desfrutar de sobremesas com menos calorias e uma textura leve e aerada”, explica a nutricionista Elaine Moreira.

  1. Adoçante culinário tradicional:
    • Forma: normalmente disponível em pó, granulado ou líquido.
    • Uso: é amplamente utilizado para substituir o açúcar em diversas receitas, como bolos, tortas, bebidas e outros pratos. A dosagem deve ser ajustada de acordo com a equivalência ao açúcar indicada pelo fabricante.
    • Textura: não altera a textura significativamente, mas pode deixar um sabor residual, dependendo do tipo de edulcorante utilizado.
    • Calorias: contém menos calorias que o açúcar.
  1. Adoçante culinário aerado:
  • Forma: disponível em um pó leve e com uma textura mais suave, já que contém pequenas bolhas de ar.
  • Uso: ideal para qualquer receita e um grande diferencial para aquelas que requerem aeração, como mousses, merengues e algumas massas leves. A quantidade a ser utilizada deve seguir as instruções do fabricante.
  • Textura: a presença de ar proporciona uma textura mais leve e arejada às receitas.
  • Calorias: menos calorias que o açúcar e o adoçante culinário tradicional. 


Segurança do consumo

A Associação Nacional de Atenção ao Diabetes (ANAD) esclarece que a maltodextrina, um polissacarídeo, não provoca os mesmos picos de glicose no sangue que o açúcar ou xarope de milho. Além disso, usar adoçante culinário em receitas com outros ingredientes, como ovos, leite, ajudam a controlar a liberação do carboidrato no sangue.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Tricampeão Mundial de Longboard representa Búzios no REMA WSL Saquarema Surf Festival

Macaé publica primeira convocação do concurso público de 2024 com 100 novos chamados

Búzios tem 83% de ocupação hoteleira para Semana Santa e expectativa é de alta até o feriado

São Pedro realiza 1ª Feira Afro e Indígena com arte, ancestralidade e debate público

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!