Pular para o conteúdo
Search

Amazônia ganha espaço no calendário de entretenimento global

Amazônia ganha espaço no calendário de entretenimento global
Amazônia ganha espaço no calendário de entretenimento global

Ainda que sua preservação e preocupações relacionadas à manutenção e conservação sejam as principais pautas quando o assunto é Amazônia e ainda que seu principal reconhecimento seja como o pulmão do planeta e por ter um bioma , a essência da selva pode ir muito além. 

A Amazônia é um palco que atrai olhares do mundo todo e que vem sendo redescoberto por empresas de entretenimento no Brasil e no exterior.

Eventos estão invadindo o coração da floresta, transformando-a em um cenário para experiências multissensoriais. Um exemplo pontual é o festival “Amazônia para Sempre”, que acontecerá no Pará em 2025, concomitantemente ao The Town. Organizado pelos idealizadores do Rock in Rio, o festival trará um palco flutuante e artistas internacionais para o meio da selva, ainda que enfrentando desafios logísticos e técnicos que uma produção dessa magnitude impõe.

A Rock World, empresa por trás desse acontecimento, possui experiência prévia na região, diante do que foi promovido em 2016, durante o “Amazônia Live”. O atual projeto incluiu também um edital para fomento de projetos relacionados à bioeconomia provenientes de povos locais.

A capacidade da região de absorver eventos de maior porte vem sendo aprimorada ano após ano quando o Amazonas se transforma no palco de um dos maiores festivais culturais do mundo. O Festival de Parintins recebe 100 mil pessoas anualmente em 3 dias de atrações durante o que é considerado o pico anual de visitantes em sua rede hoteleira e no mercado turístico da região.

É preciso determinação ao promover tais ativações, tendo em vista questões como logística e infraestrutura que, por vezes, são mais amplas em outros pontos mais centrais do país, mas o potencial da região para se tornar um centro de eventos de grande porte e imersivos está em contínuo crescimento.

Apostando na diversidade local estão empresas que, com o desejo de conectarem-se aos preceitos e ideais provenientes de todo o espectro que envolve a Amazônia, enxergam a região com bons olhos para proporcionarem experiências em seus eventos.

A exemplo disso, está o evento “Do Encontro de Dois Gigantes, Um Novo Futuro”, produzido pela Baobá Full Agency em 2023, para o lançamento da ORÍGEO, joint venture das multinacionais BUNGE e UPL, empresas atuantes no agronegócio brasileiro e mundial. Com o encontro das águas como fio condutor, o evento mirou a correlação pacífica entre o agro e a floresta, promovendo práticas ESG predispostas pela empresa e ressaltando a importância da Amazônia no cenário nacional.

Nathália Barretti, diretora executiva da Baobá Full Agency e responsável pela coluna de eventos da agência, reforça o lado positivo de ter escolhido a região amazonense para sediar o evento: “A escolha do local e a temática que envolveu a ativação fez todo o sentido diante da demanda que nos foi solicitada pelo cliente, a possibilidade de propiciar aos clientes do nosso cliente a vivência, na pele, do resultado efetivo da aplicação de práticas ESG em suas fazendas com certeza fez toda a diferença e resultou numa conexão genuína com os princípios e valores da ORÍGEO”.

A infraestrutura local ainda enfrenta desafios para atender eventos de grande escala. “Não enxergamos a distância, a logística e a infraestrutura local como um obstáculo, mas sim como um convite à inovação e à criatividade. A Amazônia possui um potencial por vezes inexplorado, realizar um evento na região não foi necessariamente um mar de rosas, mas sim um mar de oportunidades. Tínhamos à nossa disposição uma cultura local latente, uma gastronomia peculiar e a possibilidade de acontecimentos e ativações que fogem à normalidade do que encontramos nos grandes centros e capitais, tornando a experiência instigante aos participantes”, relata Nathália Barretti ao ser questionada sobre desafios logísticos encontrados na localidade.

Um espaço como a Amazônia ser reconhecido reforça a possibilidade de diálogo e colaboração entre diferentes setores, alargando caminhos para diferentes formatos no segmento de entretenimento. Um cenário não apenas para a realização de eventos, mas também experiências imersivas que conectam pessoas à natureza e à cultura local. Esse cenário é determinante a região para que se posicione sob uma nova perspectiva, onde empresas e organizações reconhecem seu potencial e apostam na região, não apenas para promover seus eventos, mas contribuindo para a consolidação da região para além das perspectivas do seu bioma.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Procon de Rio das Ostras lança Operação Black Friday para orientar consumidores

Búzios promove semana de ações para impulsionar o empreendedorismo feminino

Amanrasa reforça ações para segurança e preservação na alta temporada em Búzios

FLIC celebra cultura e diversidade em Rio das Ostras com programação gratuita

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.