Search
Degradê com CSS

América Latina pode reflorestar 398 milhões de hectares

América Latina pode reflorestar 398 milhões de hectares
América Latina pode reflorestar 398 milhões de hectares

A América Latina desponta como uma das regiões com maior potencial para o plantio de árvores voltado ao armazenamento de carbono. É o que revela o estudo “Land availability and policy commitments limit global climate mitigation from forestation” – Disponibilidade de terras e compromissos políticos limitam a mitigação global das mudanças climáticas por meio da florestação, em português – publicado na revista Science. Segundo a pesquisa, na página 1, cerca de 398 milhões de hectares ao redor do mundo poderiam receber iniciativas de reflorestamento, sendo que 20% dessa área está concentrada em regiões desmatadas do Brasil.

O estudo destaca, ainda na mesma página, que essas áreas poderiam armazenar até 39,9 gigatoneladas de carbono até 2050, equivalentes a cerca de 63% do reservatório anual de carbono registrado na última década. A maior parte do potencial para o plantio de árvores – cerca de 90% – está concentrada em países de baixa e média renda.

As consequências do desmatamento vão muito além do impacto ambiental, uma vez que representa um risco sério à saúde pública. O estudo “Tropical deforestation is associated with considerable heat-related mortality” – O desmatamento tropical está associado a uma mortalidade significativa relacionada ao calor, em português – mostra na página 1 que a destruição dos ecossistemas tem efeitos imediatos sobre os seres humanos, sendo responsável por cerca de 28 mil mortes anuais relacionadas ao calor.

Para Daniel Maximilian Da Costa, fundador e CEO do Latin American Quality Institute (LAQI), o mundo empresarial precisa estar cada vez mais atento a essas realidades e agir com iniciativas concretas de sustentabilidade. Ele ressalta, ainda, que buscar ferramentas e aprofundar o conhecimento sobre essas questões é fundamental para que as organizações possam atuar de forma eficaz e responsável.

“Um exemplo disso será o Quality Festival, realizado de 18 a 20 de novembro de 2025 na Cidade do Panamá, que reúne empresários de diversos setores e especialistas em sustentabilidade e qualidade, oferecendo ferramentas práticas para que empresas possam agir e fazer a diferença nesse cenário”, conclui.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Búzios inaugura Centro de Referência do Homem para reeducação de autores de violência doméstica

Pixinguinha e Lupicínio Rodrigues são oficializados patronos da Música Popular Brasileira

Rio de Janeiro amplia promoção internacional e ganha voo direto de Toronto a partir de dezembro

Obras na Estrada da Fazendinha em Búzios têm início autorizado

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!