Pular para o conteúdo
Search

Fortaleza recebe evento mundial sobre a transição energética

Fortaleza recebe evento mundial sobre a transição energética
Fortaleza recebe evento mundial sobre a transição energética

O Ceará vai sediar o World Summit on Energy Transition (WSoET), a Cúpula Mundial sobre Transição Energética, nos dias 28 e 29 de novembro, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Reunindo representantes de mais de 25 países, entre especialistas, pesquisadores, investidores, representantes de entidades e líderes globais, a Cúpula é uma realização do Winds for Future, em associação com o estado do Ceará, o Global Institute for the Future of Tourism e a Advanced Leadership Foundation. O evento será gratuito e híbrido, com exibição em quatro idiomas – português, inglês, espanhol e mandarim.

Ángel Gurría, secretário-geral da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) entre 2006 e 2021, está entre os palestrantes. Também estarão na Cúpula participantes ligados à Organização dos Estados Americanos (OEA), ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e ao Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), além de empresas globais ligadas ao setor energético, como a Qair. 

O consumo de energia do encontro será 100% renovável, o que será possível graças a um contrato assinado entre a Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) e a comercializadora de energia EDP, que incluiu o Centro de Eventos do Ceará como um dos equipamentos do estado que passa a operar com energia oriunda de fontes limpas e previsões de baixo custo, promovendo redução de gastos e um consumo mais sustentável. “Toda a energia fornecida neste contrato virá de fontes renováveis, garantindo que mais de 100 GW/h de consumo anual sejam atendidos por essas fontes limpas”, destaca o secretário da Infraestrutura do Ceará, Hélio Winston Leitão. 

“Não é por acaso que estamos fazendo, no Ceará, um evento internacional no Brasil dedicado a energias limpas e mudanças climáticas. Afinal, estamos no estado que tem quase 40 anos de experiência em energias renováveis, o que é um exemplo para todo o planeta”, observa Rômulo Soares, cofundador do Instituto Winds for Future e coorganizador do World Summit on Energy Transition (SWoET).

Entre os principais pontos de discussão estarão o desenvolvimento de um Roadmap para o setor, a avaliação de incentivos para o hypercluster em torno das energias renováveis e de baixo carbono, a criação de infraestruturas adequadas, a formação de uma cadeia de suprimentos sólida e o estabelecimento de marcos jurídicos. O objetivo é fomentar parcerias globais indispensáveis para acelerar esse processo.

O World Summit on Energy Transition será uma plataforma de diálogo entre indústria, academia, governo e terceiro setor, para explorar as vantagens e oportunidades na promoção de um modelo de transição energética. Outro objetivo será inspirar novos participantes a aderirem ao movimento, acelerando o processo de transição e promovendo uma mobilização global. Nesse sentido, as discussões abordarão as tendências internacionais e a inteligência de mercado.

A formação de uma comunidade no WhatsApp será um dos legados do evento, na qual participantes, especialistas, acadêmicos, empresários e interessados no tema poderão trocar ideias e se atualizar sobre as principais questões discutidas no WSoET. A iniciativa reforça o compromisso do evento em promover o engajamento social e a conscientização sobre a importância de ações concretas e colaborativas no combate às mudanças climáticas.

“Queremos que as discussões sobre os desafios energéticos não se limitem ao evento físico. Com a comunidade no WhatsApp, ampliamos a participação e fortalecemos o debate, incentivando o compartilhamento de insights e experiências”, explica Gustavo Silva, diretor de Sustentabilidade da Qair Energy. “O intuito é oferecer um espaço inclusivo e acessível para todos os interessados em contribuir para uma transformação energética sustentável”, completa.

Os participantes do WSoET também poderão vivenciar exemplos da transição energética aplicada à mobilidade urbana. Durante o evento, haverá a utilização de diversos veículos movidos a energias renováveis, entre eles um ônibus para o transporte de colaboradores, movido a energia solar. Além disso, o evento também contará com dois veículos elétricos de passeio, que estarão em exposição e sendo usados para o transporte de palestrantes.

 

Noticiário das Caravelas

Matérias Relacionadas

Torneio de Golfe do Clube Aretê destaca talento e espírito esportivo

Amanrasa lança cartilha para orientar moradores a registrar reclamações sobre falta de energia elétrica em Búzios

Região dos Lagos celebra Bandeira Azul em seis praias para a temporada 2024/2025

São Pedro da Aldeia ilumina espaços públicos com decoração natalina

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!