Pular para o conteúdo
Search

Adeus, correria: movimento prega trabalho mais “consciente”

Adeus, correria: movimento prega trabalho mais “consciente”
Adeus, correria: movimento prega trabalho mais “consciente”

Em um mercado cada vez mais dinâmico, uma nova abordagem começa a se destacar: o Slow Work. Essa tendência propõe um melhor planejamento no ritmo de trabalho, valorizando a qualidade e o bem-estar dos colaboradores em vez da quantidade de tarefas realizadas. 

O Slow Work contraria a cultura de “fazer mais em menos tempo”, sugerindo que resultados superiores podem ser alcançados por meio de um trabalho mais intencional e consciente. A ideia é priorizar a qualidade das entregas e a satisfação dos profissionais, e essa prática já está sendo adotada em diversos setores.

Benefícios do Slow Work 

A adoção do Slow Work pode trazer diversas melhorias para empresas e profissionais. Milve Inouye, Gerente de People & Culture no ManpowerGroup Brasil, destaca que essa abordagem dá espaço para “colaboradores mais focados, aumentando a produtividade das organizações, melhorando a qualidade do trabalho de todos e promovendo um ambiente menos estressante, reduzindo o absenteísmo e a rotatividade de pessoas”. 

A especialista também comenta que o movimento Slow Work fortalece a cultura organizacional: “as empresas se tornam mais colaborativas e atrativas para novos talentos, além de estimular a inovação, contribuir para a sustentabilidade e incentivar o desenvolvimento de outras habilidades, como foco, criatividade e resolução de problemas”.  

Implementação do Slow Work 

Milve Inouye ainda explica que a transição para o Slow Work requer uma importante mudança cultural nas empresas, com novas práticas de gestão de pessoas. Para implementar essa abordagem com sucesso, segundo a gerente, as organizações podem adotar medidas como: 

  • estabelecer metas realistas, evitando sobrecarga de trabalho; 
  • fomentar a colaboração, criando um ambiente de trabalho mais cooperativo; 
  • apoiar o desenvolvimento, oferecendo oportunidades de aprendizado; 
  • promover o bem-estar, com programas de saúde física e mental; 
  • flexibilizar o trabalho, adotando modelos como home office e jornadas flexíveis; 
  • engajar a liderança, com líderes comprometidos em adotar novas práticas. 

“O Slow Work é um convite para avaliarmos o equilíbrio entre as nossas ações cotidianas, pensarmos na sustentabilidade e na qualidade de vida. É sobre realizar tarefas de forma mais intencional, priorizando o bem-estar e a satisfação profissional”, completa a especialista do ManpowerGroup

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Procon de Rio das Ostras lança Operação Black Friday para orientar consumidores

Búzios promove semana de ações para impulsionar o empreendedorismo feminino

Amanrasa reforça ações para segurança e preservação na alta temporada em Búzios

FLIC celebra cultura e diversidade em Rio das Ostras com programação gratuita

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.