Pular para o conteúdo
Search

Cuidado cerebral: ressonância magnética inova em diagnóstico

Cuidado cerebral: ressonância magnética inova em diagnóstico
Cuidado cerebral: ressonância magnética inova em diagnóstico

Nos últimos anos, os avanços tecnológicos têm proporcionado um novo patamar na qualidade dos exames de imagem, especialmente no campo da ressonância magnética (RM). Essas inovações têm permitido a produção de imagens cerebrais com níveis de detalhe sem precedentes, o que é fundamental para o diagnóstico precoce e tratamento adequado de diversas condições neurológicas.

De acordo com um levantamento realizado pelo Global Burden of Disease, Injuries and Risk Factors Study (GBD) e publicado em março de 2024 na revista The Lancet Neurology, o número de pessoas afetadas por doenças neurológicas tem aumentado significativamente nos últimos 30 anos. Em 2021, aproximadamente 3,4 bilhões de pessoas no mundo apresentaram alguma condição relacionada ao sistema nervoso.

Nesse sentido, a recorrência dos sinais de esquecimento pode ser um indicador de problemas neurológicos subjacentes. Alterações frequentes na memória e na cognição podem sinalizar condições que afetam diretamente o cérebro. O impacto desses sinais pode variar, influenciando a capacidade funcional e a qualidade de vida do indivíduo.

Os principais sintomas que podem indicar o surgimento de condições neurológicas incluem dor de cabeça de início recente com aumento contínuo de intensidade e frequência, alterações visuais, mudanças no comportamento, dificuldades na fala e na memória, perda de força muscular em determinados membros, paralisia facial, perda de peso e falta de apetite.

As ressonâncias magnéticas modernas utilizam tecnologias avançadas, incluindo inteligência artificial (IA), para oferecer imagens cerebrais de alta precisão. A introdução de softwares sofisticados ainda permite uma análise detalhada de alterações precoces que podem ser indicativas de doenças neurodegenerativas, como Alzheimer, AVC e Esclerose Múltipla.

Tais inovações no ramo da medicina diagnóstica melhoram a precisão e permitem um acompanhamento mais eficaz da evolução das condições neurológicas. Com a capacidade de visualizar alterações com maior clareza, médicos e especialistas podem planejar intervenções mais precisas e personalizadas aos pacientes.

Ressonâncias magnéticas com inteligência artificial (IA) no Brasil

No Brasil, a instalação de ressonâncias magnéticas de última geração tem avançado rapidamente. O Hospital Beneficente Portuguesa foi um dos pioneiros no país e o terceiro na América Latina a adotar essa tecnologia. Santana de Parnaíba, em São Paulo, conta com essa tecnologia na SPX Clínica.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Secretário de Saúde de Búzios discute avanços na saúde pública durante reunião em Brasília

Búzios celebra o Natal com a Cantata “Emanuel, Deus Conosco”

Búzios sedia Encontro Estadual de Secretários de Educação

Búzios amplia acesso ao futsal para crianças e adolescentes

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.