Pular para o conteúdo
Search

Anúncios on-line ajudam mudam o comportamento do consumidor

Anúncios on-line ajudam mudam o comportamento do consumidor
Anúncios on-line ajudam mudam o comportamento do consumidor

Que a internet mudou o comportamento dos consumidores é um fato. O que chama a atenção é a velocidade dessa mudança: 48% dos brasileiros com acesso à internet já fazem mais compras on-line do que em lojas físicas, aponta o relatório Comportamento do Consumidor Interactive Advertising Bureau (IAB Brasil), publicado no fim de 2023.
Os novos hábitos impulsionam o avanço constante do comércio eletrônico no país, que cresceu 10% no ano passado e movimentou R$ 185,7 bilhões. Segundo a pesquisa Perfil do E-Commerce Brasileiro, da BigDataCorp, publicada em janeiro deste ano, existem 2,2 milhões de lojas virtuais no país, a enorme maioria delas pequenas empresas que vendem produtos focados em um nicho de mercado. Oportunidades não faltam. Exemplo disso é que na categoria dos consumidores que mais fazem compras on-line estão o público classe A, pessoas na faixa etária dos 25 a 34 anos e pais de crianças até 12 anos. “Estamos vivendo uma verdadeira revolução digital no Brasil. As empresas que não se adaptarem a essa nova realidade correm o risco de ficar para trás, afirma Tiago Tessmann, especialista em marketing digital, e um dos sócios da agência Blueberry e criador do método Conversão Extrema.”

Marketing digital é necessidade: Neste cenário, aponta Tessmann, o marketing digital não é mais uma opção, mas uma necessidade para empresas que desejam se diferenciar no disputado mercado brasileiro e alcançar públicos-alvo bem específicos, algo impensável no modelo tradicional de publicidade. Isso vale tanto grandes varejistas quanto para pequenos empreendedores.
A principal arma nesta batalha são os anúncios online, que oferecem uma combinação de alcance, segmentação e mensuração, permitindo que as empresas se conectem de maneira mais eficaz com seus potenciais consumidores. “Os anúncios on-line têm grande vantagem em relação ao formato tradicional. Eles permitem medir os resultados com precisão e potencializar o que está chamando a atenção dos consumidores para gerar o máximo de retorno sobre o investimento”, pontua o especialista, que já desenvolveu campanhas digitais para mais de 2 mil negócios de diversos segmentos.

Efetividade dos anúncios online: Os dados do relatório do IAB Brasil confirmam a efetividade da ferramenta. Oito em cada 10 consumidores brasileiros já compraram depois de ver visto anúncio on-line e quase metade costuma clicar no anúncio para conseguir mais informações sobre produtos e serviços. Não é à toa que empresas de diversos setores tem direcionado seus orçamentos de marketing para anúncios on-line. Dados do IAB Brasil apontam que o investimento em publicidade digital no Brasil alcançou o patamar dos R$30 bilhões em 2023, o que representa um crescimento de 22% em relação ao ano anterior.
“Não importa o tamanho ou segmento da empresa ou negócio, os anúncios on-line democratizaram o acesso ao marketing. Pequenas e médias agora podem competir de igual para igual com grandes varejistas se tiverem estratégias de marketing digital bem ajustadas”, avalia Tiago Tessmann.

Vantagens dos anúncios on-line: Em relação aos formatos tradicionais de publicidade,Tiago Tessmann aponta ao menos três grandes diferenciais dos anúncios on-line:

Alcance e segmentação: capacidade de chegar a audiências globais e segmentar anúncios de acordo com demografia, interesses e comportamento do consumidor;
Custo-efetividade: maior controle sobre os gastos com publicidade, com opções de pagamento por clique, impressão ou conversão;
Mensuração e análise: ferramentas de análise detalhada que permitem monitorar o desempenho das campanhas em tempo real, facilitando ajustes para otimizar resultados.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.