Search
Degradê com CSS

Bandeira vermelha: Como economizar na fatura deste mês

Bandeira vermelha: Como economizar na fatura deste mês
Bandeira vermelha: Como economizar na fatura deste mês

A fatura de energia vai ficar mais cara este mês. Segundo informe divulgado no último dia 4 pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o acionamento da bandeira vermelha patamar 1 indica que serão cobrados R$ 4,463 para cada 100 quilowatt-hora consumidos em todo o país. 

Conforme a ANEEL, o aumento ocorre devido à previsão de escassez de chuvas em setembro, bem como às temperaturas superiores à média histórica em todo o país durante o mês.  

Por conta disso, ocorreu a diminuição nos reservatórios das hidrelétricas, que operam com cerca de 50% abaixo da média. Assim, foi preciso fazer com que as usinas termelétricas, que geram energia de forma mais cara, passassem a operar mais.  

Tais fatores, indicados pela ANEEL como risco hidrológico e o aumento do Preço de Liquidação de Diferenças (PLD), foram os responsáveis pelo acionamento da bandeira vermelha. 

De olho nas bandeiras (e na fatura) 

O sistema de bandeiras tarifárias, implantado em 2015, apresenta um custo que já estava nas contas de energia, mas que passava despercebido pelo consumidor. Dessa forma, é possível realizar escolhas mais certeiras com o objetivo de reduzir custos de operação e a conta no final do mês.  

Esse papel mais ativo faz com que cada vez mais pessoas busquem alternativas energéticas para diminuir o valor da fatura e proteger o meio ambiente. Como exemplo, a utilização de energia solar tem aumentado no país e, segundo a ANEEL, o Brasil adicionou 8.240 MW de capacidade solar somente no primeiro semestre de 2024.  

Os dados divulgados ainda indicam que do total de nova capacidade instalada da fonte solar fotovoltaica, 4.879 MW foram de geração distribuída e 3.353 MW de geração centralizada. Além disso, o estudo aponta que houve crescimento de geração centralizada no Brasil e a fonte solar foi responsável por 51% dessa expansão até o mês de julho. 

Energia do futuro 

Para Junior da Silva, líder de vendas da empresa Renovigi Energia Solar, a instalação de energia solar no Brasil é uma das melhores opções de investimento a longo prazo, especialmente em tempos de bandeira vermelha nas contas de energia. 

“Com a abundância de sol durante praticamente todo o ano, nosso país tem um enorme potencial para gerar energia limpa e renovável. Além de reduzir os custos com eletricidade, a energia solar contribui significativamente para a sustentabilidade, diminuindo a dependência de fontes fósseis e reduzindo a emissão de gases de efeito estufa. Investir em energia solar é, portanto, uma escolha estratégica tanto para o bolso quanto para o meio ambiente”, finaliza. 

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Você conhece as Casas da Mulher Buziana? Mais de 100 vagas abertas para cursos gratuitos

Defesa Civil de Rio das Ostras emite alerta de ressaca com risco de alagamentos e ventos fortes

Cortes em camadas, franjas versáteis e estilos curtos ganham força nos cabelos das mulheres em 2025

Justiça mantém suspensão de licença para novo trecho da RJ-102 em Búzios

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!