Search
Degradê com CSS
Publicidade

Fevereiro tem estreia do curta-metragem “Prisma: Revisitando Olhares”

Fevereiro tem estreia do curta-metragem "Prisma: Revisitando Olhares"
Fevereiro tem estreia do curta-metragem "Prisma: Revisitando Olhares"
Publicidade

O curta-metragem brasileiro, criado em Uberlândia–MG — “Prisma: Revisitando Olhares” — será lançado oficialmente na internet, no canal do filme no YouTube, dia 9 de fevereiro deste ano. Mas o público uberlandense terá a oportunidade de conferir, em primeira mão, a obra na pré-estreia programada para o dia anterior (8/2) no Cecy Bar, em Uberlândia, com entrada gratuita.  O filme, criado pela atriz e diretora Rafaela Yamamoto, traz para o público uma abordagem visual e reflexiva sobre temas sensíveis, como a violência contra a mulher, todavia de uma forma leve, sem recorrer à agressividade.

“Prisma: Revisitando Olhares” nasceu em 2020, durante o isolamento social causado pela pandemia de Covid-19. Era para ser um trabalho de iniciação científica, durante o curso de teatro da idealizadora da obra, Rafaela Yamamoto, que na época cursava a Universidade Federal de Uberlândia. “Meu intuito era pesquisar maquiagem, cenografia, figurino e iluminação como propulsores principais para criar uma cena. Tudo foi pensado para o teatro e para uma metodologia, desenvolvimento e processo.  Contudo, com a pandemia, eu não conseguia me encontrar com as outras alunas que faziam parte do meu grupo. Então fazíamos os estudos de forma remota, utilizando vídeos e tínhamos muito material. Surgiu, na época, o edital emergencial de incentivo à cultura de Uberlândia, nós nos inscrevemos para ganharmos experiência e conseguirmos produzir Prisma, numa primeira versão pandêmica. Agora, com o incentivo da Lei Paulo Gustavo, produzimos o filme de forma mais profissional”, comenta.

A essência do filme

Com 15 minutos de duração, o curta-metragem dramático explora a multiplicidade humana e as nuances emocionais das personagens. O título escolhido quase intuitivamente, segundo Rafaela Yamamoto, reflete a ideia de luz que se desdobra em diferentes cores. “Uma metáfora para os sentimentos e experiências que coexistem dentro de cada pessoa”, afirma.

Inspirado no texto “Valsa n.° 6” de Nelson Rodrigues, e, na primeira versão do projeto, lançada em 2021, “Prisma” utiliza recursos como figurino, luz e cenário para criar uma experiência sensorial. “A narrativa aborda questões de abuso e violência de forma leve, convidando o público à reflexão sem sobrecarregar emocionalmente”, diz Yamamoto.

Equipe e Colaboração

A produção do filme foi marcada pela presença feminina e contou com um time de profissionais de diversas áreas. Além de Rafaela Yamamoto na direção e roteiro, o elenco é composto por Anna Júlia EJ e Karine Fernandes, que também atuaram na produção executiva. A trilha sonora original é assinada por Mariana Mendes e Marina Maschio, complementando a atmosfera sensível da obra.

“A leveza e o comprometimento da equipe foram essenciais para que Prisma chegasse ao ponto que eu sempre imaginei. É um projeto coletivo, feito por muitas mãos, e isso nos deixa muito felizes,” conclui a diretora.

Serviço 1

O quê: pré-estreia do filme Prisma: Revisitando Olhares

Quando: 08/02/2025, às 19h30

Onde: Cecy Bar

Endereço: Rua João Velasco de Andrade, 489, bairro Santa Mônica, em Uberlândia-MG

 

Serviço 2

O quê: estreia oficial do filme Prisma: Revisitando Olhares

Quando: 09/02/2025

Onde: no YouTube

 

Ficha Técnica:

Direção de cena e roteiro: Rafaela Yamamoto:

Elenco: Anna Júlia EJ e Karine Fernandes

Preparadora de elenco: Maria De Maria

Assistente de direção: Nicole Kate

Direção de fotografia: Larissa Dardania e Olivia Franco

Cinegrafia: Olivia Franco

Assistente de câmera e gaffer: Thaneressa Lima

Direção de arte: Lara Pires

Assistente de arte: Gabriella Fraga

Figurinista e maquiadora: Lara Puccineli

Produção executiva: Anna Júlia EJ, Karine Fernandes e Rafaela Yamamoto

Produção de set: Marcella Escobar

Assistente de montagem de set e transporte: Kássio Rodrigues eGuilherme Siqueira

Som direto: Giovanna Castro

Trilha sonora original: Mariana Mendes e Marina Maschio

Montagem e colorização: Ana Moraes

Desenho de som e mixagem: Joana

Acessibilidade TAC: Total Acessibilidade e Consultoria Músicas Tema Oficial: “Revisita (Mariana Mendes, 2024) – interpretação: Mariana Mendes Valsinha (Francisco Mignone, 1947) – interpretação: Luiz de Moura Castro Valse n.6, Op. 64 n.1 (F. Chopin, 1847) – interpretação: Nelson Freire

 

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Búzios sedia lançamento do Programa Novas Rotas, da Embratur, voltado à internacionalização do turismo na Costa do Sol

Rio de Janeiro bate recorde de turismo internacional no primeiro quadrimestre de 2025

Búzios recebe nova edição do Healthy Morning com dois dias de experiências integrativas

Macaé realiza Semana da Luta Antimanicomial até a próxima sexta-feira (23)

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Publicidade
Publicidade