Pular para o conteúdo
Search

Start-ups desafiadas a ajudar no desenvolvimento de tecnologia de captura de carbono para impulso da indústria global em direção às emissões líquidas zero

Um programa internacional pioneiro, que reúne start-ups de tecnologia e fabricantes líderes na busca por emissões líquidas zero (net zero), foi lançado.

O programa Innovandi Open Challenge 2024 é realizado pela Associação Global de Cimento e Concreto (GCCA), o principal órgão internacional do setor que se dedica a ajudar a indústria global do cimento a reduzir suas emissões e, em última análise, alcançar o concreto de emissões líquidas zero.

As inscrições estão sendo incentivadas por start-ups do mundo inteiro, interessadas em trabalhar no uso e armazenamento de captura de carbono para cimento e concreto com baixo teor de carbono. Procuram-se tecnologias inovadoras, que incluem a captura e utilização de CO 2 e ajudam a evitar que o carbono seja emitido para a atmosfera.

Este será o 3 o Innovandi Open Challenge, que aproveita o sucesso dos anos anteriores. O primeiro desafio, em 2022, se concentrou no desenvolvimento de tecnologia de captura de carbono, sendo que duas start-ups já passaram para a fase piloto. As 15 start-ups selecionadas no 2o Innovandi Challenge do ano passado, para trabalharem no desenvolvimento do concreto com baixa emissão de carbono, estão atualmente em discussão com fabricantes sobre a formação de parcerias.

Claude Loréa, a diretora de Cimento, Inovação e ESG da GCCA, disse: “Nossa indústria está empenhada em alcançar as emissões líquidas zero e o desenvolvimento da tecnologia de captura do carbono é uma parte essencial desse trabalho. Nosso programa líder mundial Innovandi Open Challenge já viu progressos notáveis sendo feito em apenas dois anos, com start-ups e nossas empresas membros trabalhando juntas. Estamos ansiosos para ver o que os candidatos deste ano podem trazer para dar continuidade ao extenso trabalho que já está em andamento no mundo todo”.

Todos os membros da GCCA que respondem por 80% da capacidade global de produção de cimento da China, e inúmeros fabricantes chineses com liderança no setor, se comprometeram a alcançar as emissões líquidas zeros até 2050, por meio do roteiro Concrete Future 2050 Net Zero da GCCA – a primeira indústria global a definir um plano tão detalhado. A GCCA também assinou recentemente um acordo revolucionário para trabalhar junto com a China Cement Association (CCA, Associação de Cimento da China) no processo de descarbonização.

O desenvolvimento de novas tecnologias é uma parte essencial do roteiro da indústria até as emissões líquidas zero, e espera-se que a tecnologia de captura e armazenamento de carbono represente cerca de 36% do total de reduções de emissões até 2050.

A primeira planta de produção de cimento em escala industrial do setor equipada com a tecnologia de captura de CO 2 está programada para ser mecanicamente concluída na unidade da Heidelberg Materials em Brevik, Noruega, até o final de 2024, com inúmeras outras fábricas com previsão de inauguração até 2030.

Thomas Guillot, diretor executivo da GCCA, disse: “Já sabemos como a tecnologia CCUS funciona, com pilotos e projetos em andamento no mundo inteiro, mas é essencial ver que outras inovações existem, além da nossa indústria, que poderiam ajudar a acelerar a nossa missão rumo às emissões líquidas zero.

“Encorajamos as inscrições de start-ups do mundo inteiro para que se unam a nós na luta urgente contra a limitação do aquecimento global. Se for uma start-up da ÁustriaàAustrália, do Brasil ao Bangladesh, com uma ideia ou tecnologia inovadora para desenvolver ainda mais o CCUS, inscreva-se para participar”.

Jonathan Cool, CEO da Ultra High Materials, uma start-up que participou no Open Challenge do ano passado, encorajou outros a se inscreverem: “O apoio, a orientação, a exposição aos membros da GCCA e a facilitação de oportunidades de colaboração com os membros da GCCA têm sido eficazes, eficientes e tiveram um impacto benéfico em todos nós. Se tivéssemos a oportunidade de fazer tudo novamente, certamente faríamos”.

As start-ups interessadas em se inscreverem para o terceiro Innovandi Open Challenge, podem clicar aqui para obter mais informações. O prazo para as inscrições é 15de abril.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Para mais detalhes ou solicitações de entrevistas, entre em contato com:

Simon Thomson, diretor de mídia, GCCA [email protected] / +44 7380 972282

Fonte: BUSINESS WIRE

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.