Em Búzios, no interior do Rio de Janeiro, o “Coletivo de Cultura, Comunicação e Direitos Humanos Marielle Franco”, com apoio do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) de Búzios e outros movimentos sociais, está ocupando com cultura e discussão política, todo dia 14 de cada mês a Praça Santos Dumont, centro, onde foi afixada uma réplica da placa com o nome da vereadora, que foi depredada pelo deputado eleito pelo PSL ano passado. O local já está sendo chamado de Esquina Marielle Franco.
No primeiro encontro de 2019 haverá trilha musical do evento pelo DJ e rapper Fábio Emecê, e sua Festa do Malungo, apresentação de Du Herrera com a música “Ela”, composta por ele para Marielle. O mímico, ator e poeta Jiddu Saldanha também estará na intervenção recitando suas poesias. Militantes de diversos seguimentos sociais, assim como lideranças do interior do Rio participarão. A líder quilombola Elisabeth Fernandes – presidente do Quilombo de Baía Formosa, em Búzios estará presente falando sobre a luta de seu povo nesse momento de retrocesso de direitos sociais e coletivos.
A presidente do PSOL Búzios, Camila Raupp, e também membro do Coletivo, afirma que “é um momento de aglutinação de todos que lutam pela emancipação humana, pelas liberdades individuais e pelos direitos coletivos. Um encontro de afeto, momento para nos unir e assegurar que não estamos sozinhos na busca por uma sociedade melhor.”.
A placa está afixada em frente ao bar Glamour Zero, onde o proprietário, o jornalista Sandro Peixoto, zela para que não seja depredada nos dias em que não acontecem atos ou eventos na Esquina Marielle Franco. Informações atualizadas no evento do Facebook