Pular para o conteúdo
Search

Sustentabilidade chama atenção em projetos de arquitetura modernos

Sustentabilidade chama atenção em projetos de arquitetura modernos
Sustentabilidade chama atenção em projetos de arquitetura modernos

À medida que a consciência ambiental cresce e a busca por soluções sustentáveis se torna uma prioridade global, nota-se a importância vital da sustentabilidade em obras residenciais. 

Segundo Marcos Baldasso, arquiteto de projetos residenciais de luxo e ganhador do prêmio de arquitetura International Property Awards de 2023, representando a América do Sul e América Central na categoria, a busca por soluções ecológicas não apenas beneficia o planeta, mas também contribui para criar lares mais saudáveis, eficientes e economicamente viáveis. Além disso, a construção residencial é uma das principais indústrias contribuintes para o consumo de recursos naturais e emissões de carbono. Optar por materiais ecológicos, sistemas de energia eficientes e práticas construtivas sustentáveis pode reduzir significativamente o impacto ambiental de uma obra.

Ainda segundo Baldasso, a incorporação de tecnologias de economia de energia, como painéis solares, isolamento eficiente e sistemas de iluminação LED, não apenas reduz os custos de energia a longo prazo, mas também ajuda a mitigar a dependência de fontes de energia não renováveis. Neste sentido, projetos que priorizem a iluminação natural estão em alta, promovendo ambientes acolhedores e sustentáveis. Também a seleção de materiais de construção de baixa emissão e a ventilação adequada contribuem para uma qualidade do ar interior superior, o que é crucial para a saúde e o bem-estar dos ocupantes de uma residência. A ventilação cruzada é também uma técnica muito funcional, com as aberturas de uma construção em paredes opostas, ocasionando a circulação de ar dentro do espaço.
É também preciso implementar sistemas de captação de água da chuva, dispositivos de economia de água e paisagismo sustentável, garantindo seu uso eficiente.

“A sustentabilidade é uma tendência crescente no mercado imobiliário. Casas sustentáveis tendem a se valorizar mais ao longo do tempo e podem atrair compradores e inquilinos conscientes do meio ambiente”, salienta Baldasso.

A preocupação com o método de produção e as matérias-primas utilizadas neste processo é também relevante, além do método de transporte, como lembra Baldasso: “Uma coisa que as pessoas pensam pouco mas que ajuda muito é utilizar em sua obra materiais locais. Além de fortalecer a economia local, evita sobrecarregar o meio ambiente com poluentes causados pelos meios de transporte.”

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.